Trajetória histórica brasileira: Faces do período de 1960 a 1980 sob o enfoque das políticas sociais e do desenvolvimento do serviço social.

4410 palavras 18 páginas
História do Brasil
Boris Fausto

Cap. 1 As causas da expansão marítima e a chegada dos portugueses ao Brasil.

O processo de expansão marítimo português teve início em princípios do século XV (1400).
Em torno de 1150 (não podendo esquecer da presença dos povos bárbaros), a agriculta e o comércio voltam a se fortalecer na Europa.
Situação da Europa, p.19: “Uma região esmagadoramente rural, onde as cidades haviam regredido e as trocas econômicas diminuído muito, embora sem desaparecerem completamente. Ao mesmo tempo, o poder político se fragmentara e se descentralizara, não obstante o mito do Império ainda proporcionar certa coerência cultural e mesmo legal a toda área”.
P.20 “A partir do século XIII, foram-se definindo por uma série de batalhas algumas fronteiras da Europa que, no caso da França, Inglaterra e da Espanha, permaneceram as mesmas até hoje. Dentro das fronteiras foi nascendo o Estado como uma organização política centralizada, cuja figura dominante – o príncipe – e a burocracia em que se apoiava tomaram contornos próprios que não se confundiam com os grupos sociais mesmo os mais privilegiados, como a nobreza. Esse processo durou séculos e alcançou seu ponto decisivo entre 1450 e 1550”.
Avanço do cristianismo e reconquista de territórios sob domínio árabe. O Mediterrâneo deixa de ser uma área exclusiva dos árabes.
Peste Negra: 1347 e 1351.

Fatos que contribuíram para expansão marítima portuguesa:

P.21 “Por exemplo, sem ignorar o papel do Infante Dom Henrique (1394-1460) e de sua Lendária Escola de Sagres no incentivo à expansão, hoje não se acredita que esses fatos tenham sido tão relevantes quanto se pensava até uns anos atrás”.
P.22 “Sem dúvida, a atração para o mar foi incentivada pela posição geográfica do país, próximo às ilhas do Atlântico e à Costa Africana. Dada a tecnologia da época, era importante contar com correntes marítimas favoráveis, e elas começavam exatamente nos portos portugueses ou nos situados no

Relacionados