Trajetoria social no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
serviço social

carlos eduardo gonçalves da silva

nº 74673554 protocolo

trajetoria do serviço social no brasil
Cap: II

Cidade: C. do Araguaia-pa
Ano: 2011

carlos eduardo gonçalves da silva

trajetoria do serviço social no brasil
Cap: II

Trabalho apresentado a disciplina: psicologia social, sociologia, filosofia,fundamento hist. Do Brasil II .... da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Prof. Adaly Rosana, Sergio de goes, Lineia Rampazzo, Márcia bastos.

Cidade: C. do Araguaia-pa
Ano: 2011

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO. 4
2.1 O Serviço Social. 4
2.1.1 O SERVIÇO SOCIAL COM CARATER FALANTROPICO. 4
3 O PROCESSO DE PROFISSONALIZAÇAO DO SERVIÇO SOCIAL. 6
3.1 Os marcos do surgimento doServiço Social. 6
3.1.1 Instituição criada pelo serviço social. 6
4 A regulamentação profissional. 8
5 O REFORMULAMENTO DO SERVIÇO SOCIAL. 9
6 CONCLUSÃO 10
APÊNDICES 12
INTERNET, JORNAL, LIVRO 12
ANEXOS 12

INTRODUÇÃO
O Serviço Social é uma profissão dinâmica que possui um curto, mas belo processo histórico. Seus fundamentos foram estruturados no final do século XIX, quando seconsolidou o processo de industrialização, conhecido na história da humanidade como Revolução Industrial.
Tal ‘revolução’ facilitou a consolidação do capitalismo, que ainda no final daquele século, adquiriu um novo perfil, deixando de lado seu aspecto o concorrencial para adquirir seu estágio monopolista, gerando, desta forma, significativos impactos na estrutura societária.
Nesse cenário de grandesquestões sociais, surgiram as bases que estruturam o Serviço Social, que, durante muito tempo, esteve a serviço da burguesia, recebendo forte influência da doutrina social, desenvolvida pela Igreja Católica.
O presente artigo tem por objetivo apresentar, de forma resumida, o surgimento do Serviço Social, mostrando como ocorreu o seu processo de profissionalização.

DESENVOLVIMENTO.
O ServiçoSocial.
como conhecemos na atualidade teve origem no final do século XIX, quando se intensificou a passagem do capitalismo concorrencial para o seu estágio monopolista. Esse processo, segundo informa Paulo Neto (2001), foi caracterizado por significativos impactos na estrutura societária, decorrentes do recrudescimento das contradições surgidas nesse sistema.
Em seu princípio, o Serviço Socialserviu aos propósitos da burguesia, que utilizou os primeiros profissionais da área, para, de forma indireta, amenizar os conflitos surgidos entre a crescente classe operária absorvida pelo sistema capitalista em ascensão, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos da América.
Acrescenta Paulo Neto (2001, p. 79).

Emergindo como profissão a partir do background acumulado na organização dafilantropia própria à sociedade burguesa, o Serviço Social desborda o acervo para desenvolver como um produto típico da divisão social (e técnica) do trabalho da ordem monopólica. Originalmente parametrado e dinamizado pelo pensamento conservador, adequou-se ao tratamento dos problemas sociais quer tomados nas suas refrações individualizadas (donde a funcionalidade da psicologização das relações sociais),quer tomados como seqüelas inevitáveis do ‘progresso’ (donde a funcionalidade da perspectiva ‘pública’ da intervenção - e desenvolveu-se legitimando-se precisamente como interveniente prático-empírico e organizador simbólico no âmbito das políticas sociais.

O SERVIÇO SOCIAL COM CARATER FALANTROPICO.

O Serviço Social, no princípio, possuía um caráter de filantropia, sem, contudo, apresentarum perfil profissional. Durante muito tempo, o Serviço Social assim se manteve, aderindo, posteriormente, aos dogmas da doutrina social da Igreja Católica, que deu um aspecto ‘humanista’ à profissionalização do Serviço Social. Perfil este que foi incorporado no início do século passado, pelo Serviço Social desenvolvido no Brasil, ao mesmo tempo que se desenvolveu na Europa, seguindo concepções...
tracking img