TRAJES TIPICOS DO NORDESTE

465 palavras 2 páginas
ROUPAS TÍPICAS NO NORDESTE

A cultura do Nordeste brasileiro é muito rica e repleta de ícones, como as baianas, os cangaceiros e os dançarinos de frevo. Todos esses personagens emblemáticos da cultura nordestina se destacam por suas roupas típicas.

Em primeiro lugar, é necessário reforçar que o Nordeste brasileiro é formado pelos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Entre as principais manifestações culturais da região, temos o frevo, uma dança típica do carnaval de Pernambuco. Nas cidades de Olinda e Recife é possível ver as roupas tradicionais dos dançarinos de frevo, como a famosa sombrinha colorida, a camisa justa ou amarrada, a calça de algodão fino, as saias femininas, os shorts sumários e os acessórios coloridos.

Outro ícone da cultura do nordeste é o vestuário tradicional das baianas.
Essa roupa é vista entre as vendedoras de acarajés e também nos terreiros de candomblé. Essas roupas apresentam bordados, detalhes coloridos, saias sem roda ou saias de brocado, batas, ojás na cabeça e fio-de-contas como acessórios.

Por fim, os cangaceiros também são lembrados por suas roupas típicas, que contavam com vestuários e chapéus de couro, que eram usados como proteção contra a vegetação espinhosa da caatinga.

CULINÁRIA

A culinária nordestina é variada, refletindo as condições econômicas e produtivas das diversas paisagens geoeconômicas dessa região. Frutos do mar e peixes são bastante utilizados na culinária do litoral, enquanto, no sertão, predominam receitas que utilizam a carne e derivados do gado bovino, caprino e ovino. Ainda assim, há várias diferenças regionais, tanto na variedade de pratos quanto em sua forma de preparo. Por exemplo, no Ceará, predomina o mugunzá - também chamado macunzá ou mucunzá - salgado, enquanto em Pernambuco predomina o doce). Na Bahia, os principais destaques são as comidas feitas com azeite de dendê e com camarão, como as moquecas, o vatapá, o

Relacionados