Trafico negreiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trafico Negreiro

História:
O tráfico de escravos era uma das formas de comércio, altamente lucrativa, já exercida pelos mercadores fenícios. Nas sociedades mediterrâneas gregas e romanas, osescravos constituíam um importante “artigo” comercial. Os indivíduos eram capturados em incursões em outros territórios, nas guerras ou vendidos pela aristocracia tribal. Os seres humanos, incluindocrianças, eram negociados nos mercados como animais ou qualquer outra mercadoria. Em alguns centros de comércio havia mercados especiais de escravos.
Alguns senhores feudais costumavam pagar parte dos seusimpostos anuais através da oferta de escravos e tinham igualmente o hábito de utilizá-los como ofertas ao soberano ou aos governadores provinciais. Contudo, o escravo nem sempre era uma “coisa” comoestava instituído na lei romana, mas sim uma pessoa com direitos e deveres definidos no estatuto do escravo.
A escravatura praticava-se em África muito antes de 1500. O tráfico de escravos erapraticado paralelamente com uma contínua escravatura interna. Entre os africanos havia escravos de “família” ou de “guerra”, variando de região para região o modo como eram explorados. Após esse ano, otráfico de escravos é agravado por uma nova dimensão intercontinental: o transporte para as Américas com a sua impressionante história e consequências ainda não completamente avaliadas. O tráfico era quasesempre organizado através de “contratos” entre parceiros comerciais europeus e africanos. O recrutamento era confiado a “contratadores”, que adquiriam este direito mediante o pagamento de licenças.Os europeus não se envolviam diretamente na caça aos escravos e preferiam comprá-los aos africanos que se encarregavam de capturá-los. Os mercadores europeus permaneciam junto à costa onde os seusparceiros comerciais acorriam para entregar de escravos capturados em guerras ou em ataques organizados, em troca dos mais variados objetos, em geral de pouco valor. O grande desenvolvimento do...
tracking img