Trafico de pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2074 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que você sabe sobre o tráfico de seres humanos?


É intrigante pensar como diferentes horrores afetam o homem. Apesar de igualmente trágico, o tráfico de pessoas parece não atrair tanta atenção quando "compete" com um homicídio, por exemplo. Parece que todos possuem essa curiosidade mórbida pela morte, ou pelos motivos que levam uma pessoa cometer tal ato contra outra. Querem ver osdetalhes, querem ver as fotos - interessam-se pelo sofrimento alheio, comentam umas com as outras sobre o sangue derrubado -.

Dias atrás, descobri que a maior parte dos meus amigos possui interesse em serial killers, ou assassinos em série. Uns pesquisam, outros possuem preguiça demais para isso, mas todos possuem curiosidade em compreender como funciona a mentalidade - e, para alguns, a genialidade- por trás de todos aqueles ataques cuidadosamente calculados (isso é, caso o serial killer em si seja um assassino organizado... e curiosamente, esses que buscam "razão" em suas "loucuras" são os que mais chamam a atenção).



Basta ver o número de seriados e episódios dos enlatados americanos que tratam disso.


Agora, e o tráfico de seres humanos? O negócio é de escala mundial, maispresente nesse mundo globalizado que tarados da machadinha auto-intitulados serial killers e mesmo assim é difícil ver repercussão, de gente aprender o que é e como afeta a vida de milhões de pessoas e como fazer sua parte para evitar isso, ou até mesmo combater.

Um conhecido esses dias se surpreendeu quando eu disse que tinha interesse em trabalhar exatamente nessa área - "Por que nãohomicidios? Ou tráfico de drogas? Tem cada coisa mais legal!"



... Legal?!


Matar um ser humano não é legal. Sentir prazer em torturar um ser humano não é legal. Tirar a liberdade de escolha de um ser humano e trancafiá-lo em um barraco e obrigá-lo a manter relações sexuais com homens que podem chegar em casa mais tarde, beijar suas esposas e filhos e agir à mesa como pai ideal não.é.legal.Foi por isso que resolvi fazer essa postagem hoje. Mostrar um pouco do que estive pesquisando, dos motivos que me levaram a escolher essa área – cujo tema quero usar para iniciação cientifica na faculdade, tcc, o que for, me especializar o máximo possível.





Sim, a postagem vai ser longa. Como é que dizem? “Senta que lá vem história”, rá.





O tráfico de pessoas é realizado comdiferentes propósitos. Além da exploração na indústria do sexo, a forma mais disseminada e denunciada, existem outros destinos para as vítimas: trabalho sob condições abusivas, mendicância forçada, servidão doméstica e doação involuntária de órgãos para transplante. Apesar de a maioria ser formada por mulheres adultas, crianças e adolescentes, também, em menor número, homens são visados pelostraficantes.



Historicamente, o tráfico internacional acontecia a partir do hemisfério Norte em direção ao Sul, de países mais ricos para os menos desenvolvidos. Atualmente, no entanto, acontece em todas as direções: do Sul para o Norte, do Norte para o Sul, do Leste para o Oeste e do Oeste para o Leste.Com o processo cada vez mais acelerado da globalização, um mesmo país pode ser o ponto departida,de chegada ou servir de ligação entre outras nações no tráfico de pessoas.

Em 2005, com a publicação do relatório “Uma Aliança Global Contra o Trabalho Forçado”, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) estimou em cerca de 2,4 milhões o número de pessoas no mundo que foram traficadas para serem submetidas a trabalhos forçados. A OIT calcula que 43% dessas vítimas sejam subjugadas paraexploração sexual e 32% para exploração econômica —as restantes (25%) são traficadas para uma combinação dessas formas ou por razões indeterminadas.

De acordo com o relatório, o lucro total anual produzido com o tráfico de seres humanos chega a 31,6 bilhões de dólares. Os países industrializados respondem por metade dessa soma (15,5 bilhões de dólares), ficando o resto com Ásia (9,7 bilhões...
tracking img