Trafego de transito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2.1 ESTUDOS DE TRÁFEGO


2.1.1 Introdução

Por meio dos estudos de tráfego é possível conhecer o número de veículos que circula por uma via em um determinado período, suasvelocidades, suas ações mútuas, os locais onde seus condutores desejam estacioná-los, os locais onde se concentram acidentes de trânsito etc. Eles permitem a determinação quantitativa dacapacidade das vias e, em conseqüência, o estabelecimento dos meios construtivos necessários à melhoria da circulação ou das características do projeto. Foi estipulado um tempo de 20 anos e umataxa de crescimento anual de 3% para os cálculos apresentados a seguir.

2.1.2 Definições de norma


O projeto desenvolvido seguiu as Normas Técnicas: ABNT – Associação Brasileirade Normas Técnicas; DNIT – Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes; DNER – Departamento Nacional de Estradas de Rodagem; AASTHO.
Alguns termos que serão utilizados nopresente Projeto Básico de Construção de Rodovia, de acordo com o “Manual de Estudos de Tráfego” do ano de 2006 do DNIT, são:
1. Capacidade – número máximo de veículos que poderá passarpor um determinado trecho de uma faixa ou pista durante um período de tempo determinado, sob as condições reais predominantes na via e no tráfego.
2. Capacidade Máxima de Tração (CMT) -máximo peso que a unidade de tração é capaz de tracionar, indicado pelo fabricante, baseado em condições sobre suas limitações de geração e multiplicação de momento de força eresistência dos elementos que compõem a transmissão.
3. Densidade - número de veículos por unidade de comprimento da via.
4. Espaçamento - distância entre dois veículos sucessivos, medida entrepontos de referência comuns.
5. Fator Horário de Pico (FHP) - volume da hora de pico do período de tempo considerado, dividido pelo quádruplo do volume do período de quinze minutos da
tracking img