Tradução - Granites in the main plutonic series

4670 palavras 19 páginas
Granitos nas Principais Séries Plutônicas
Introdução
Os primeiros cientistas da terra tinham como objetivo distinguir os tipos de rochas e dar-lhes um nome. Terminologias cientificas são baseadas em acordos e definições e, para rochas plutônicas, a nomenclatura internacional foi somente aceita completamente recentemente durante a década de setenta (Strekeisen, 1976). Antes deste momento, para citar Howel Willians: “ as rochas ígneas comuns são usualmente as mais vagamente definidas”.
Como agora há uma preocupação com os granitos, sua definição não foi substancialmente modificada desde Buffon, que, no século 18, escreveu na “Histoire Naturelle”: Entre todos os materiais produzidos pelo fogo primitivo, granitos são as mais simples e as mais variadas: eles são comumente compostos por quartzo, feldspato e schorl ou quartzo, feldspato e mica... Granitos hoje em dia cobrem a maior parte do globo. Buffon claramente enfatizou as principais características dos granitos, i.e. sua ampla distribuição e variedade.
Granitos não são formados em grupos isolados de rochas mas pertencem a associações distintas, referindo-se a series magmáticas ou suítes, dependendo se todos os tipos de rochas estão associadas através de processos de diferenciação ou são apenas associadas em campo sem necessariamente ter uma origem magmática comum. Séries magmáticas são principalmente baseadas apenas em associações vulcânicas, as rochas efusivas são mais facilmente relacionadas com líquidos descendentes. Rochas plutônicas e especialmente granitos, fornecem mais informações porque sua assembleia mineral fechadas em equilíbrio e revelam uma longa historia de cristalização.
Por comparação com outros planetas telúricos, a Terra pode ser definida como “ o planeta granito”. Granitos formam os principais escudos pré-cambrianos e as orogêneses mais recentes. O magmatismo granítico mais recente é indicado pela presença de zircões datados por microssonda iônica U-Pb com idades de 4,2-4,3 Ga e por

Relacionados

  • 10022014184351
    35300 palavras | 142 páginas
  • GeologiaBrasi Baixa
    596643 palavras | 2387 páginas
  • Engenheiro Civil
    225730 palavras | 903 páginas