Tradução do texto de Langdon Winner – “Do Artifacts have Politics?”

8993 palavras 36 páginas
ARTEFATOS TÊM POLÍTICA?

Reprodução livre, em Português Brasileiro, do texto original de Langdon Winner para fins de estudo, sem vantagens pecuniárias envolvidas. Todos os direitos preservados.
Free reproduction, in Brazilian Portuguese, of Langdon Winner’s original for study purposes.
No pecuniary advantagens involved. Copyrights preserved.
From: Langdon Winner – “Do Artifacts have Politics?” in __________. 1986.
“The Whale and the Reactor – A Search for Limits in an Age of High Technology”.
Chicago: The University of Chicago Press. p. 19-39.

(traduzido por Fernando Manso)
Não há idéia mais provocante nas controvérsias sobre tecnologia e sociedade do que a noção de que as coisas técnicas têm qualidades políticas. Em questão está a alegação de que máquinas, estruturas e sistemas da moderna cultura material podem ser precisamente julgados não apenas pela sua contribuição à eficiência e produtividade e pelos seus efeitos colaterais ambientais, positivos e negativos, mas também pelos modos pelos quais eles podem incorporar formas específicas de poder e autoridade. Uma vez que idéias desse tipo são uma presença persistente e problemática em discussões sobre o significado de tecnologia, elas merecem atenção explícita.
Escrevendo no início dos anos 1960, Lewis Mumford fez uma afirmação clássica sobre uma versão do tema, argumentando que “desde o final dos tempos neolíticos no Oriente Próximo até os dias de hoje, dois tipos de tecnologia têm coexistido recorrentemente: uma autoritária, a outra democrática, a primeira centrada em sistemas, imensamente poderosa, mas inerentemente instável, a outra centrada no homem, relativamente fraca mas flexível e durável.”[i] Esta tese se situa no coração dos estudos de Mumford sobre a cidade, a arquitetura, e a história das técnicas, e reflete preocupações manifestadas anteriormente nos trabalhos de Peter Kropotkin, William Morris, e outros críticos do industrialismo do século dezenove. Na década de 70, os

Relacionados

  • O surgimento das redes locais no Brasil
    9969 palavras | 40 páginas
  • Lessig - [CompSoc]
    39957 palavras | 160 páginas