Track start estudo movimento humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
O trabalho apresentado tem como tema a partida numa prova de natação.
Existem dois tipos de partida, a Grab Start e a Track Start. A diferença mais significativa entre os dois é que na posição inicial da Grab Start, inicia-se com os dois pés posicionados ao lado um do outro e na Track Start um dos pés encontra-se atrás e o outro à frente.
Esta última será a partida analisada eé aquela que é mais utilizada por nadadores de crol e mariposa, pois confere duas vantagens: maior rapidez na entrada na água, devido ao centro de massa deslocar-se quase directamente para a frente, e um maior impulso pois são utilizados dois impulsos, o da perna da frente e o da perna de trás.
A nadadora analisada é Patricia Conceição de 26 anos, representante do Clube Natação da Amadora nasmodalidades de Natação e Pólo Aquático, detentora de dois recordes nacionais nos 50 e 100 metros livres. Sendo colega de equipa e amiga de um dos elementos deste grupo, disponibilizou-se para ser fotografada e filmada para o estudo desta partida de natação.
A primeira fase do salto tem contracção excêntrica e a sua análise, considerou-se pouco relevante, pois para além de ser uma posição estática,pouco influencia a dinâmica do salto. Como tal, focou-se principalmente na fase concêntrica, ou seja, a segunda parte da partida, pois essa é de maior importância.
O trabalho efectuado terá maior ênfase nas articulções com maior importância no movimento.

2. Conceitos
Para podermos desenvolver este trabalho foi necessário adquirir e relembrar alguns conceitos sobre o sistema esquelético esobre a função muscular. Conceitos esses sobre a divisão do corpo humano, os tipos de contracção muscular, de músculos e alavancas que influenciam o movimento.

2.1 Divisão do Corpo Humano

O corpo humano divide-se em corpo axial e corpo apendicular.
O corpo axial refere-se à cabeça, ao pescoço e ao tronco, enquanto que o corpo apendicular engloba o membro superior e o membro inferior. Omembro superior por sua vez divide-se em cintura escapular (omoplata e clavícula), braço, antebraço e mão. O membro inferior encontra-se dividido em cintura pélvica ou pélvis (sacro e cóccix), coxa, perna e pé (Fig. 1).

Fig. 1 - Grandes divisões do corpo humano: corpo axial e apendicular. A- Vista Anterior; B – Vista Posterior; C – Vista Lateral

Um dos modos mais correctos de analisarmos ocorpo humano é a partir de planos e eixos.
Existem três tipos de planos cardinais: o sagital; o frontal ou coronal e o transverso ou horizontal. O plano sagital divide o corpo humano em dois lados direito e esquerdo, já o plano frontal divide-o em face anterior e face posterior e o plano transversal faz a separação do corpo em duas partes, superior e inferior (Fig. 2).

Fig. 2 – Planos Axiais:A- Planos Sagitais; B – Planos Frontais; C – Planos Transversais

Para além de utilizarmos planos para caracterizarmos o movimentos, os eixos são igualmente importantes.
Sendo assim, caracterizamos um eixo como uma linha imaginária que atravessa o plano, possibilitando os movimentos, neste caso, denominados movimentos axiais ou então circulares uma vez que a parte do corpo em análise move-se demodo circular.
Como não analisamos um movimento apenas com planos ou apenas com eixos, estes acabam por ter correspondência. Existem três tipos de eixos: o médio-lateral, o ântero-lateral e o supero-inferior. O primeiro e o último foram aqueles que se encontraram na análise efectuada.
Sendo assim, caracterizamos o eixo médio-lateral como aquele que segue uma linha da direcção medial para alateral ou vice-versa, ocorrendo no plano sagital.
O eixo ântero-posterior é aquele que movimenta-se de anterior para posterior, num plano frontal.
Por fim, o eixo superoiInferior movimenta-se de cima para baixo, num plano transversal (Fig. 3) (Muscolino, 2006).

Fig. 3 – Eixos Axiais: A – Eixo Médio-lateral; B – Ântero-posterior; C – Supero-Inferior

2.1 Contracção Muscular

Existe...
tracking img