Trac

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1067 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

Sumário 2
Introdução 3
Vantagens do Trac 4
Controle de Mudança 4
Tickets 5
Rastreamento de Mudanças 5
Acompanhamento da Evolução do Projeto 5
Roadmap 5
Timeline 6
RSS 6
Relatórios 7
Alguns projetos que usam Trac 7
Visão geral do projeto Trac 8
Referências Bibliográficas 9

Introdução

O Trac é muito mais que uma ferramenta de controle deversão; suas funcionalidades adicionais a tornam uma escolha interessante também para documentação e acompanhamento do projeto, e para visualização do repositório.
O conjunto formado pelo Apache, Subversion e Trac é uma excelente alternativa para atender às necessidades de Gerência de Configuração relativas à Controle de Versão e Controle de Mudanças, apresentando baixo custo e alta qualidade.Trac

É uma ferramenta open source para rastreamento de mudanças em projetos de desenvolvimento de software. O Trac vem conquistando grande popularidade e é usado em diversos projetos, inclusive no laboratório da NASA.

Trac oferece os seguintes serviços:

• Controle de Mudanças
• Wiki para documentação colaborativa e referência cruzada entre os elementos Trac.
• Integração como Subversion
• Acompanhamento da evolução do projeto

Para melhor entendimento primeiramente iremos colocar os significados de Wiki e Subversion.

Wiki – Wiki é um mecanismo para edição colaborativa do conteúdo de um documento que fica disponível a qualquer momento através de um navegador web.
O texto wiki possui uma sintaxe diferente e mais simples que HTML, o que encoraja as pessoas aanotarem e contribuírem para o conteúdo dos textos.
Subversion - é uma ferramenta open-source de controle de versão, ideal para eliminar problemas de atualizações. O Trac também funciona como um browser do repositório do Subversion, permitindo a visualização de diretórios, logs de mudanças, diferenças entre revisões e revisões específicas dos arquivos armazenados.
A rede de links formada pelowiki entre os elementos do Trac fornece uma visão abrangente de todo o projeto. Esta característica é um dos diferenciais mais importantes do Trac em relação a outros softwares de controle de mudança.

Vantagens do Trac

• Melhoria na qualidade do produto e do processo de desenvolvimento;
• Registro, rastreamento e controle das mudanças sofridas pelo projeto durante o seu ciclo devida;
• Integração entre o controle de versão e o controle de mudança;
• Acompanhamento básico da evolução do projeto;
• Melhor documentação do projeto através de participação da equipe de desenvolvimento.

Controle de Mudança

Resumidamente, o objetivo do controle de mudança é registrar o porquê das mudanças acontecerem no projeto.
Para o controle de mudanças, existe um elementochamado ticket que pode conter registros de defeitos (ou bugs), pedidos de melhoria e tarefas do projeto, sendo útil para obtenção de informações sobre a construção do projeto.
Todas as anotações complementares e mudanças feitas após a criação do ticket são mantidas, formando um histórico da evolução do projeto.
Fazendo com que as mudanças que foram solicitadas e as alterações feitas no softwarea partir delas são rastreadas por amarrações feitas pelos links criados através da formatação Wiki.
No sistema de controle de versão, a amarração é entre o conjunto de mudanças (ChangeSet), que é publicado no repositório, e o ticket (ou outros elementos do Trac) por meio de mensagens de log.

Tickets

No Trac, o elemento central do controle de mudança é o ticket, que é usado para registrardefeitos, pedidos de melhoria e tarefas de projeto. A partir dos tickets também é possível obter diversas informações sobre o andamento do projeto. 
Após a criação do ticket, ele passa a receber anotações complementares e sofrer diversas mudanças de estado de acordo com o andamento de sua avaliação. Todas essas anotações e mudanças são mantidas, formando um histórico da evolução do ticket....
tracking img