Trac

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (826 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRIAC

O triac, tal como o tirístor, é um componente usado para o controlo de potência.
O triac é um tirístor de AC também designado por díodo controlado de silício bidireccional.

O tirístorconduz a corrente só num sentido. Para regular a corrente alternada numa carga, com dispositivos semicondutores de potência, é necessário o uso de dois tirístores, logicamente montados em paralelo e emoposição. Para realização destes dois dispositivos num só criou-se o triac.

Mediante um só triac é possível o controlo de onda completa, com o que se obtém notáveis vantagens sobre o emprego detirístores. Entre as vantagens que o triac oferece sobre dois tirístores podemos citar:
• Utilização de um só componente e, portanto, um só dissipador.
• Circuitos de disparo mais simples.Estas duas vantagens traduzem-se logicamente numa redução do preço do equipamento e numa maior fiabilidade.

No entanto, a corrente necessária a aplicar à gate do triac para conduzir é superior 2 a 4vezes à que é necessária aplicar à gate de um tirístor.

Funcionamento

A comutação do estado de bloqueio ao estado de condução do triac pode ser conseguido tanto com o terminal MT1 positivo emrelação a MT2, como na situação inversa e com impulsos positivos ou negativos na gate (G).
Os triacs comuns precisam apenas de alguns miliamperes de corrente na gate para disparar, controlando correntesque podem chegar a centenas de ampéres.

Para manter o triac no estado de condução, uma vez suprimido o sinal de disparo na gate, é necessário que a corrente que atravessa o componente seja superiorà corrente de manutenção indicada pelo fabricante (IH).

Constituição

O triac é constituído por material semicondutor (silício) e tem dois terminais principais MT1 (ou T1) e MT2 (ou T2) e umterminal de gate (G).

Aspecto exterior

As séries TIC (da Texas) e MCR (da Motorola) são as mais comuns.

Curva característica de um triac

Vamos em primeiro lugar supor que não há tensão...
tracking img