trablaho

Páginas: 2 (322 palavras) Publicado: 26 de maio de 2014
Tratado da argumentação x obrigado por fumar por Viviane Laprovita
O filme trata da exemplificação da arte da nova retórica na qual se refere Perelman. É a história de Nick Naylor, oprincipal porta-voz das grandes empresas de cigarros, que ganha a vida defendendo os direitos dos fumantes nos Estados Unidos.
Através de discursos de carater altamente coersivo, Nick manipulainformações em entrevistas a programas de TV, onde seu discurso acaba por fazer diminuir os riscos do cigarro ao invés de aumentá-los. Utiliza a idéia de evidência para convencer seu auditório erealiza a arte de raciocinar a partir de opinioes geralmente aceitas.
Podemos afirmar que Nick se baseia na frase citada no texto, onde aparece a idéia de que "Em função de um auditório quequalquer argumentacao se desenvolve." para convencer seu público e criar uma imagem pública aceitavel para as empresas de cigarro.
Outra forma de retificar isso é o trecho do texto da página 7: "O que conservamos da retórica tradicional é a idéia mesma de auditório, que é imediatamente evocada assim que se pensa num discurso. todo discurso se dirige a um auditório, sendo muitofrequente esquecer que se dá o mesmo com todo escrito, enquanto o discurso é concebido em funcao direta do auditório, a ausencia material de leitores pode levar o escritor a crer que está sozinho nomundo . conquanto na verdade seu texto seja sempre condicionado inconscientemente por aqueles a quem pretende digirir-se."
Podemos concluir, a partir das palavras de Perelman que o orador éobrigado a adaptar-se a seu auditório, sendo facilmente compreensivel que o discurso mais eficaz sobre um auditorio incompetente nao é necessariamente o que comporta a convicção do filosofo.
Éo que faz o personagem principal do filme Obrigado por fumar, em seus discursos, utilizando a evidência para tornar o auditorio mais acessivel aos argumentos que lhe serão apresentados.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trablaho
  • Trablahos
  • trablaho
  • Trablaho
  • Trablahos
  • trablaho
  • trablahos
  • Trablaho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!