TrABbalho Pantannal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (819 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
2. Os povos indígenas do Paraná eram pertencentes a duas grandes áreas culturais: a da Floresta Tropical e a Marginal. No primeiro grupo está à grande família tupi-guarani, com a numerosidade desuas tribos e no segundo a grande maioria da família Jê.
4. Na sociedade tribal em que o índio paranaense vivia, um dos elementos que mais advertiu o caucasiano foi o trabalho dividido entre o homem ea mulher. A mulher era a dona de casa que trabalhava. Fazia o preparo da comida, era cuidadosa com as crianças, preparava a confecção das peças feitas de cerâmica, trabalhava na feitura da farinha demandioca, entrelaçava os fios da rede e tomava conta do trabalho de plantar. O homem, por sua vez, se interessava pelos trabalhos de caçar, de pescar, de derrubar o mato para as mulheres praticarem ocultivo de produtos agrícolas, de fabricar armas, de construir as ocas e também se responsabilizavam por promover a segurança da tribo.
6. Os Tupi-Guaranis contribuíram para o desenvolvimento de umacerâmica que tivesse maior avanço, produzindo a confecção da quantidade em abundância de recipientes e vasilhas de barro cozido. Ainda eram fabricantes de uma variedade de cestas e peças, com fibrase taquaras. Faziam uso do algodão nativo para fiar. Com o fio eram realizadores da grandiosidade de trabalhos de tecelagem, dos quais merecem destaque a rede de dormir e tecidos com bastanteaperfeiçoamento.
8. Influência étnica: Os milhares de habitantes indígenas do Paraná em sua grande maioria passaram por eliminação de maneira definitiva ou passaram por incorporação à sociedade. Vocabulário: égrande a quantidade dos termos que se originaram do Tupi-Guarani ou Jê no linguajar do dia-a-dia, como por exemplo: Paraná, Curitiba, Paranapanema, Paranaguá Iguaçu, Tibagi, Marumbi, Canjica, Butiá,Voçoroca, Guri, etc. A língua indígena contribuiu com nomes de acidentes geográficos, como rios, serras, picos, etc.
10. A Erva-Mate: foram os índios da família Guarani que deram orientação ao...
tracking img