Traballho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (796 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

ANÁLISE DE ACIDENTE, UM TRABALHO DE EQUIPE.

O texto a seguir é um método que pode auxiliar o profissional da área de Segurança do Trabalho no momento da análise do acidente seja elecom ou sem perda, utilizando e valorizando em muito o trabalho em equipe, deixando de ser uma tarefa exclusiva do setor de Segurança do Trabalho.
Após a ocorrência de um acidente a primeiracoisa que se pensa é ir logo ao local da ocorrência e levantarmos todos os dados possíveis para a análise das causas do acidente, tirar fotos, filmar, isolar área, etc; E na maioria das vezes aconclusão destas análises é sempre a mesma, ato inseguro, falta de atenção, descuido, etc, e fica por aí. Muita das vezes se deixa de ir mais fundo nas análises dos acidentes e se conclui uma análise somentecom os fatos visto no momento após a ocorrência, ou seja, se perde o fio da meada, ou melhor, se deixa ir o fio da meada, na maioria das vezes por falta o apoio da administração, pela falta deliberdade para se trabalhar entre outras dificuldades que enfrentamos. Devemos ir mais profundo nestes acontecimentos utilizando o trabalho em equipe que podemos fazer da seguinte forma.
Após oacidente devem-se reunir os colaboradores do setor envolvido, o supervisor e o encarregado e se possível o acidentado comunicar e explicar a todos o fato ocorrido e fazer juntamente com eles um BRAINSTORMING(Tempestade de Idéias) do fato levantando-se todas as possíveis causas que gerou o acidente, é muito importante não desprezar nenhuma causa levantada por menor que seja. Depois de levantar e anotaras possíveis causas fazer a montagem do Diagrama de Yshikawa ou Espinha de Peixe (Anexo 1) para um melhor agrupamento das causas. Depois devemos montar um relatório que podemos chamar de RELATÓRIO DECAUSAS (Anexo 2) onde iremos descrever o acidente e todas as possíveis causas relatadas durante o BRAINSTORMING. A partir deste relatório montaremos um plano de ação (Anexo 3) juntamente com os...
tracking img