Traballho de Gest o

779 palavras 4 páginas
Universidade Anhanguera -Uniderp
Serviço Social
Gestão do Sistema Único de Assistência Social

“A trajetória e as conquistas na Assistência Social”
Hellynara Cardoso Ra:427007

Profª Ead: Mª Edilene Xavier Rocha Garcia

Pau dos Ferros/RN
25/05/2015

Este trabalho trás um pouco da trajetória da Assistência Social e as mudanças na sua legislação no decorrer dos anos, mostrando que não se tratava apenas de uma “ajuda” as pessoas carentes, mas sim uma busca dos direitos básicos de uma sociedade para todos.
Com a chegada da Legião Brasileira de Assistência (LBA) em 1942, á
Constituição de 1998, á Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) em 1993 e á Política Nacional da Assistência Social (PNAS) em 2004 deu um suporte para os profissionais da área para exercer seu trabalho de forma ativa.
Passaremos a relatar como se deu essas conquistas, os benefícios para os cidadãos através desse processo e como está a atualmente os locais de acompanhamentos dessas pessoas e os recursos oferecidos as mesma.

A Trajetória da Assistência Social no Brasil
Para analisar a Política de Assistência Social é fundamental investigar a sua trajetória, política pública não contributiva, é dever do Estado e direto de todo cidadão que dela necessitar. Entre os principais pilares da assistência social no Brasil estão :
 Legião Brasileira de Assistência (LBA), criado em 1942, organizada em consequência da Segunda Guerra Mundial, seu objetivo era o de prover as necessidades na família, cujos chefes haviam ido para guerra. No comando da
LBA sempre esteve as Primeiras Damas caracterizando o aspecto filantrópico, ou seja, caridade.
 Constituição de 1988, a assistência social assumiu novos contornos no âmbito da Seguridade Social. Com isso, o assistencialismo foi reconhecido como uma política pública, integrando, juntamente com as políticas de saúde e previdência, um sistema de proteção social.

A Trajetória da Assistência Social no Brasil
 Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), foi criada

Relacionados

  • Traballho Individual 4 SEMESTRE GEST O EMPRESARIAL
    2823 palavras | 12 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Relatorio de higiene e seguranca no trabalho
    8693 palavras | 35 páginas
  • atps
    18573 palavras | 75 páginas