Trabaljo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto


 



 
Conceito

Doença infecciosa aguda, febril, de natureza viral, que se manifesta por insuficiência hepática e renal, podendo matar em uma semana. O vírusé transmitido por mosquitos do gênero Aedes, na maior parte dos casos pelo Aedes aegypti. Típica das regiões tropicais da África e da América.
A doença pode apresentar-se sobduas modalidades: urbana, quando transmitida de homem para homem pelo Aedes, e silvestre (ou "da selva"), cujo vírus é alimentado nos animais, sobretudo nos macacos das florestastropicais, transmitida por mosquitos zoófilos (Aedes ou Haemagogus - mosquitos azuis). A desinsectização e a vacinação são os únicos meios eficazes para limitar a sua extensão.Transmissão

A febre amarela ocorre nas Américas do Sul e Central, além de em alguns países da África e é transmitida por mosquitos em áreas urbanas ou silvestres. Sua manifestação éidêntica em ambos os casos de transmissão, pois o vírus e a evolução clínica são os mesmos — a diferença está apenas nos transmissores. No ciclo silvestre, em áreas florestais, ovetor da febre amarela é principalmente o mosquito Haemagogus. Já no meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue).
A infecção acontecequando uma pessoa que nunca tenha contraído a febre amarela ou tomado a vacina contra ela circula em áreas florestais e é picada por um mosquito infectado. Ao contrair a doença, apessoa pode se tornar fonte de infecção para o Aedes aegypti no meio urbano. Além do homem, a infecção pelo vírus também pode acometer outros vertebrados. Os macacos podemdesenvolver a febre amarela silvestre de forma inaparente, mas ter a quantidade de vírus suficiente para infectar mosquitos. Uma pessoa não transmite a doença diretamente para outra.
tracking img