Trabaljo JIT

1229 palavras 5 páginas
Sistema JIT de produção

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4
2. JUST IN TIME (JIT) E AS OPERAÇÕES ENXUTAS 5
2.1 O papel dos estoques e da limpeza 6
2.2 O uso do JIT: fim para os desperdícios e melhora contínua 7 2.3 Aspectos de produtividade e da qualidade 8
Digite o título do capítulo (nível 3) 6

1 INTRODUÇÃO

2 JUST IN TIME (JIT) E AS OPERAÇÕES ENXUTAS

Segundo Krajwski (2004) o sistema Just in Time é um exemplo básico de produção enxuta, que concentra-se em reduzir eficiencias, a fim de aperfeiçoar continuamente o processo e a qualidade dos produtos fabricados.
De acordo com Corrêa (2005) JIT surgiu no Japão, em meados de 70, tendo como idéia principal o caso da Toyota Motor Company, que buscava um sistema de administração que pudesse coordenar a produção com a demanda. Desse modo a filosofia do JIT, consiste em entrega de produtos e serviços, na hora certa para o uso imediato.

[...] Com tudo, o JIT é muito mais que uma técnica ou um conjunto de técnicas de administração da produção, sendo considerado como uma completa filosofia que inclui aspectos de administração de materiais, gestão de qualidade, arranjo físico, projeto do produto, organização do trabalho e gestão de recursos humanos, entre outros (CORRÊA, 2005, p.418).

Segundo Corrêa (2005) a qualidade e a flexibilidade, são os objetivos operacionais fundamentais para o sistema JIT. Assim, há uma melhoria continua na empresa, com produção sem estoques, eliminação de desperdícios e um esforço incessante na resolução de problemas.
Para Corrêa (2005, p. 419) “O objetivo da filosofia de JIT é reduzir os estoques, de modo que os problemas fiquem visíveis e possam ser eliminados através de esforços concentrados e priorizados.”
Conforme afirma, Corrêa (2005) o sistema JIT têm como uma de suas características principais “puxar” a produção ao longo do processo, de acordo com a demanda. Nesse sistema, o material só é processado

Relacionados