Trabalhss

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Noções Básicas do Basquete
O Jogo
O objetivo central do basquetebol é fazer cesta no time adversário, ou seja, fazer com que a bola passe por dentro do cesto adversário. Você pode fazê-lo de várias maneiras, tais como: arremessando a bola (jogando a bola com as mãos), enterrando (forçando a passagem da bola, com as mãos, pelo cesto) ou tapeando (dar um tapa na bola fazendo-a cair no cesto),de acordo com as regras descritas abaixo.
O jogo começa no circulo central quando, o árbitro, joga a bola ao alto fazendo a disputa de salto entre as equipes. O jogo, atualmente, ocorre em 4 períodos de 10 minutos cada. O cronômetro desse tempo deve parar a cada saída de bola ou parada do jogo (quando a bola estiver “morta”). O árbitro deve sinalizar a mesa a parada do cronômetro.
A equipe sópode começar um jogo se os padrões do mesmo forem cumpridos. São eles:
1. Ter no mínimo 5 jogadores aptos a jogar e no máximo 12 jogadores (7 reservas) aptos a jogar.
2. Deve ter um técnico, e se o time preferir um assistente de técnico.
3. Deve também possuir um capitão do time.
4. Deve ter um uniforme com uma cor predominante e uma segunda cor caso necessite trocar em função de a outra equipese utilizar da mesma cor.

Fundamentos do Basquete

Os principais fundamentos são:

Empunhadura geral
É feita com os dedos e a parte calosa das mãos, polegares um de frente para o outro nas laterais.
Manejo de corpo
São movimentos corporais utilizado no basquete que visam facilitar a aprendizagem dos fundamentos com a bola. Esses movimentos incluem: finta, giro, mudança de direção,mudança de ritmo e parada brusca.]
Finta
Pela frente, por trás, reversão, por baixo das pernas e em passe livre
Giros ou rotações
Para frente e para trás.
Falando sobre tempo:
No 1º,2º e 3º período pode 1 tempo de 1 min. no 4º período, 2 tempos de 1 min. Os intervalos entre cada período são de 2 minutos, mas entre o 2º e 3º há um intervalo de 15 minutos. Não é permitido ficar dentro do garrafãopor mais de 3 segundos com ou sem posse de bola. Não é permitido ficar (com a bola) mais de 8 segundos na zona (lado da quadra) de defesa. Após os 8 segundos mencionados acima, você tem 24 segundos para arremessar a bola (zona de ataque). Quando há um marcador a menos de 1m de distância do atacante, o mesmo, não pode segurar a bola por mais de 5 segundos.
Paragens
A um tempo e a dois tempos.Podendo ser chamado de jump, uma jogada ao qual o atleta da um tempo no ar para executar um arremesso.
Corridas
De frente, lateral, de costas, zigue-zague e perseguições.
Drible
 Drible de progressão – Utilizado fundamentalmente para sair de uma zona congestionada e avançar no terreno.
 Drible de proteção - Serve fundamentalmente para abrir linhas de passe e para garantir a posse de bola. É umtipo de drible, que face a uma maior proximidade do defesa, o jogador tem de dar maior atenção à proteção da bola. "Roubar" a bola do adversário é considerado um drible de proteção.
 Drible pedalada - Pique a bola no chão e faça o movimento da pedalada do futebol por cima da bola.
Regras de Drible
Um jogador não poderá tirar o pé-de-pivô do chão para iniciar uma progressão sem antes executarum drible. Um jogador poderá tirar o pé-de-pivô do chão para executar um passe ou um arremesso, mas a bola deverá deixar sua mão antes que o pé retorne ao solo.
O pé-de-pivô é determinado da seguinte forma:
 Jogador recebe a bola com um dos pés no chão: Aquele pé é o pé-de-pivô.
 Jogador recebe a bola com os dois pés no chão: Quando retirar um dos pés, o outro será considerado pé-de-pivô.
Jogador recebe a bola no ar e um dos pés toca o solo antes do outro: o pé que primeiro toca o solo é o pé-de-pivô.
 Jogador recebe a bola no ar e cai com os dois pés ao mesmo tempo: Quando retirar um dos pés, o outro será considerado pé-de-pivô.
Um jogador que esteja driblando ou receba um passe durante uma progressão (ou seja, correndo), pode executar dois tempos rítmicos e, a seguir,...
tracking img