Trabalhoss

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (828 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Na vida do homem, a preocupação com as relações sociais e a sua função na sociedade, como seu trabalho, se faz presente em todo o tempo. O convívio com as pessoas nos possibilita vivenciar situaçõesque nos faz sentir útil, eficiente, habilidoso, que nos leva ao extremo de nossa capacidade e isso nos faz sentir bem. Existem as que nos fazem sentir desânimo, derrota, incapacidade, falta dehabilidade, de conhecimento. Sensações que não são agradáveis, mas que estão presentes e nos moldam para que possamos evoluir e aprender. Mas há situações que nos sentimos humilhados, coagidos, com medo dese expor.
Estas situações não nos levam a evoluir ou aprender, e quando ocorrem de maneira repetitiva acabam por afetar nosso psicológico de tal maneira que pode acarretar em um verdadeiroassassinato psíquico. Nas relações de trabalho, este ataque prejudica de tal maneira o indivíduo chega a comprometer sua eficiência e capacidade de produção no ambiente de trabalho.
Este é um fenômenoconhecido como assédio moral, também denominado psicoterror ou coação moral e é tão antigo quanto o trabalho. Desde que o ser humano sentiu necessidade de vender sua mão-de-obra, passou a conviver comironias, ofensas, mau humor dos chefes e até mesmo de colegas de trabalho, afetando todo seu psicológico e transpassando as conseqüências deste fato para o seu dia-a-dia.
Mesmo sendo um problema tãoantigo, a sua identificação e combate ainda são recentes e encontram muitas dificuldades. Assédio moral pode ser conceituado como uma conduta abusiva, de natureza psicológica, que atenta contra a dignidadepsíquica do indivíduo, de forma repetitiva, tendo por efeito a sensação de inferioridade, incapacidade e exclusão do ambiente e do convívio social. ro assédio moral no trabalho como sendo "toda equalquer conduta abusiva manifestando-se, sobretudo por comportamentos, palavras, atos, gestos, escritos que possam trazer dano à personalidade, à dignidade ou à integridade física ou psíquica de uma...
tracking img