Trabalhosociologia

1429 palavras 6 páginas
1- A sociologia de Weber descarta o determinismo e a sucessão necessária de estágios que todos devem passar, tem como objetivo compreender os sentidos da ação humana.
Busca a caracterização e compreensão do mundo ocidental moderno.
Não consiste em explicar os fatos sociais.

2- Weber estuda a burocracia como um tipo de organização da vida social que se manifesta por dispositivos legais e que busca estabelecer critérios de competência e funcionalidade, tais como a antiguidade, a qualificação e a eficiência.
Diferentemente da conotação que se tem no senso comum, a burocracia, segundo a concepção weberiana, não é vista como uma organização dispendiosa, lenta e pouco eficiente. A partir do contexto político da Alemanha no século XIX, Weber caracterizava a burocracia como o tipo de organização própria e necessário para a manutenção do Estado Moderno.

3- A Alemanha se unificou e se organizou como Estado Nacional tardiamente. Por esse descompasso o pensamento alemão se voltou para o reconhecimento das diversidades da vida social. a associação entre história, esforço interpretativo e facilidade em discernir diversidades, caracterizou o pensamento alemão e influenciou muitos cientistas, como Max Weber que foi um grande sistematizador da sociologia na Alemanha.

4- O método compreensivo é, um esforço interpretativo do passado e de sua repercussão nas características das sociedades contemporâneas. Essa atitude de compreensão é que permite ao cientista atribuir aos fatos esparsos um sentido social e histórico, compete a ele compreender o sentido das ações sociais em suas diferentes formas.
5- Pois neste ato de quem escreve, quem envia e quem recebe estão relacionados muitos agentes a essa ação social, a diversidade das ações e a importância que cada um exerce, é que favorece o resultado final, definindo o caráter desse conjunto de ações. Por mais individual que seja a intenção de um agente, sua ação envolve a ação de outros.
6- Na medida em que o protestantismo possui

Relacionados

  • TrabalhoSociologia-Lei Maria da Penha
    414 palavras | 2 páginas