trabalhos1.2

315 palavras 2 páginas
Alteridade

Alteridade – Latim: alter – outro + dade, significa estado ou qualidade do que é o outro, distinto, diferente.

A palavra alteridade possui o prefixo latino alter, que significa outro, colocar-se no lugar do outro na relação interpessoal, com valorização, consideração, identificação, e diálogo com o outro.

Alteridade (ou outridade) é a concepção que parte do pressuposto básico de que todo o homem social interage e interdepende do outro. Assim, como muitos antropólogos e cientistas sociais afirmam, a existência do "eu-individual" só é permitida mediante um contato com o outro (que em uma visão expandida se torna o Outro - a própria sociedade diferente do indivíduo).
Relação de sociabilidade e diferença entre o indivíduo em conjunto e unidade, onde os dois sentidos inter dependem na lógica de que para individualizar é necessário um coletivo. Dessa forma eu apenas existo a partir do outro, da visão do outro, o que me permite também compreender o mundo a partir de um olhar diferenciado, partindo tanto do diferente quanto de mim mesmo, sensibilizado que estou pela experiência do contato.

A prática e o que pretende a alteridade

A prática da alteridade se conecta tanto entre indivíduos, quanto entre grupos, bem ainda entre indivíduo e a natureza.

A prática alteritária leva em conta sempre os fenômenos de complementaridade e da interdependência, no modo de pensar, de sentir, de agir, sem a preocupação com a sobreposição, assimilação ou destruição do outro com o qual nos relacionamos.
A prática da alteridade pretende conduzir da diferença à soma nas relações interpessoais entre os seres humanos, na medida em que propõe estabelecer uma relação pacífica e construtiva com os diferentes, na medida em que se identifica, entenda e aprenda com o contrário.

Relacionados

  • Trabalhos1.2
    633 palavras | 3 páginas