Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6730 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Secretaria de Defesa Social de Pernambuco Corpo de Bombeiros Militar Concurso Público 2006
Cargo: Bombeiro Militar / Nível Médio Tipo 1

CONHECIMENTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Texto 1
Profissionais treinam em acidente simulado O plano de emergência para transporte de produtos perigosos na Região Metropolitana do Recife (Previne) realizou, ontem pela manhã, a primeira simulação do ano. Paraisso, um caminhão carregando 10 mil litros de álcool etílico e uma kombi foram colocados em uma das faixas da BR-232, no Curado, em posição que simulava uma colisão traseira. Para representar a combustão do álcool, foi usado um sinalizador que liberava uma fumaça alaranjada. Três bombeiros participaram como vítimas da simulação. Esta foi a etapa final de uma capacitação que envolveu órgãos públicos eprivados de Pernambuco com o objetivo de treinar profissionais para atuar nos acidentes envolvendo carregamentos de materiais como álcool, gasolina e diesel. Participaram da capacitação 42 profissionais de órgãos como o Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Estadual, Codecipe, Petrobras, Chesf e empresas privadas. Todos receberão um certificado e poderão repassar o que aprenderam nasempresas ou instituições de origem. Apesar de considerado satisfatório pela coordenadora do Previne, Suely Ferreira, o procedimento das equipes do Grupamento de Bombeiros de Atendimento Pré-Hospitalar (GBAPH), do Corpo de Bombeiros (CB) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), apresentou falhas. "Tivemos três grandes problemas. O Corpo de Bombeiros não isolou a área antes de começar a atender osferidos e conter o incêndio. O GBAPH demorou 25 minutos para chegar quando o ideal seria 12 minutos e a PRF não informou sobre o acidente à Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH)", explicou. O Major do CB, Márcio Tenório, afirmou que os resultados da simulação são importantes para o aperfeiçoamento do órgão. "É preciso identificar as falhas para resolvê-las", resumiu. Dados – Emapenas 15 dias do último mês de agosto, o Previne vistoriou 880 caminhões nas principais BRs e PEs do estado. O programa verificou que a maioria dos caminhões que transporta as substâncias não possui kits de emergência e os motoristas não são devidamente capacitados para enfrentar acidentes ou eventuais vazamentos da carga perigosa.
In: Diario de Pernambuco. Vida urbana. 23 de set. de 2006. p.C5.Adapt.

QUESTÃO 01

Considerando a tipologia do texto, sua finalidade principal é A) B) C) D) E) descrever o plano de emergência para transporte de produtos perigosos. divulgar a ação de órgãos públicos no transporte de combustíveis. informar acerca de um treinamento sobre o transporte de produtos perigosos. narrar as falhas em um treinamento de transporte de combustíveis. normatizar as regraspara transporte de produtos combustíveis.

QUESTÃO 02

Considerando que a organização do Texto 1 se dá com base em dados que podem ser sintetizados nas expressões o quê, quem, onde, quando, como, por quê, identifique a alternativa que relaciona corretamente expressão e informação. A) B) C) D) E) ontem pela manhã – como. em uma das faixas da BR-232, no Curado – onde. em posição que simulavauma colisão traseira – o quê. O Corpo de Bombeiros não isolou a área – por quê. demorou 25 minutos para chegar – quando.

Página 1/15
É permitida a reprodução apenas para fins didáticos, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

Secretaria de Defesa Social de Pernambuco Corpo de Bombeiros Militar Concurso Público 2006
Cargo: Bombeiro Militar / Nível Médio QUESTÃO 03 QUESTÃO 08Tipo 1

Identifique a alternativa que contém a informação coerente com o texto. A) A capacitação treinou profissionais de órgãos públicos e privados. B) A combustão do álcool liberou uma fumaça alaranjada. C) A PRF falhou ao demorar 25 minutos para chegar ao local do acidente. D) Participaram da capacitação 42 profissionais do Corpo de Bombeiros. E) Um caminhão com 10 mil litros de álcool e uma...
tracking img