Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1164 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome do Seu Colégio (centralizado)
























Trabalho de Educação Física




















Aluna:
Professora:
Matéria:
Série:
Nome do seu colégio(centralizado)
























Turma de Esportes
Escola de Esportes






















Nome da sua Cidade e data do trabalho,14/04/2011

Escola de Esporte


Muitas definições de esporte incluem a noçãoque ele é uma atividade física. Em outras palavras, ele envolve o uso de atividades motoras, proeza física ou esforço físico. Isto já delimita o conceito, mas diferentes atividades físicas claramente variam na sua caracterização de habilidade motora, proeza ou esforço. Por exemplo, os fatores físicos de jogar xadrez são mínimos. A habilidade motora exigida não vai além de ser capaz de mover as peçassem derrubar as outras do tabuleiro. Apesar da possibilidade da partida ser longa e ser cansativa emocionalmente e fisicamente, a concentração e outras habilidades cognitivas são os fatores determinantes nesse jogo.
Assim, xadrez não envolve o uso de habilidades motoras relativamente complexas, nem esforço físico vigoroso, por isso não seria esporte. O mesmo poderia se dizer do jogo decartas, dama, trilha, etc. Embora elas exigem estratégias cognitivas complexas, nenhuma delas exige esforço físico vigoroso e embora elas envolvam movimentos, as habilidades motoras são limitadas a ações simples com variações simples.
Outra atividade difícil de classificar é a corrida de carros. Ela envolve a combinação de pessoa e máquina, exigindo uma concentração mental intensa e um grandeconhecimento das limitações mecânicas do carro, além de habilidades motoras como reações rápidas e altamente coordenadas. Qual destes elementos é o mais importante é difícil de dizer. A atividade física exigida é cada vez menor e não necessita de um programa de treinamento como aqueles usados pelos participantes de outras atividades esportivas mais vigorosas, no entanto exige uma práticaconsiderável para conseguir a velocidade de reação e as habilidades motoras necessárias para dirigir o carro. Nesse caso pode-se argumentar que a corrida de carros é um esporte porque envolve o uso de habilidades motoras complexas.

CONDIÇÕES DO ESPORTE

Para uma atividade física ser classificada como esporte, ela deve ocorrer sob um conjunto particular decircunstâncias. A participação em atividades físicas pode acontecer em situações que vão do informal e desestruturada ao formal e organizada. Por exemplo, dois amigos decidem espontaneamente “chutar bola” no gol de futebol.

1 – As regras da atividade são padronizadas.

Isto significa que as regras não são simplesmente o produto de um simples grupo que sereúne informalmente e não são apenas expressões espontâneas de interesses e preocupações individuais. No esporte, as regras do jogo definem um conjunto de procedimentos com guias e restrições.

2 – O cumprimento das regras é feita por entidades oficiais.

Quando os resultados individuais ou de equipes são comparados de uma competição ou campeonato para outras é necessárioque alguma entidade oficial que programa as competições assegure que as regras foram obedecidas e as condições padronizadas.






3 – Os aspectos técnicos e organizacionais da atividade se tornam
importantes.

A competição combinada com a exigência de regras externas conduz a atividade para se tornar cada vez mais...
tracking img