Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4132 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AEMS
ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DO MATO GROSSO DO SUL
FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS

TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

ENFOQUE SISTEMÁTICO



Três Lagoas - MS
2013
AEMS
ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DO MATO GROSSO DO SUL
FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS
CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ALUNOS:
BRUNA PEREIRA DUARTE DA SILVA
JESSICA
JULIANA OLIVEIRA SANTOS
KELLEN CRISTINA COUTODUTRA
QUEZIA CORREIA DA SILVA SOUZA
THAMARA THAYS SOUZA SANTANA

ENFOQUE SISTEMÁTICO NA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

TRÊS LAGOAS
2013

SUMÁRIO

1) Abordagem Sistêmica da Administração.....................01
2) A teoria Geral dos Sistemas
3) Modelo de Schein
4) Modelo de Katz e Kahn
5) Principais Conceitos da Teoria dos Sistemas
6) Entropia
7) Eqüifinalidade8) Mecanismo de feedback
9) Homeostase
10) Diferenciação
11) Hierarquias
12) Fronteiras
13) Inputs e outputs
14) Alguns Esquemas Conceituais da Teoria de Sistemas
14.1) Algumas definições que auxiliam na aplicação prática dessa teoria.
14.2) Alguns elementos dos sistemas.
14.3) Alguns dos princípios da dinâmica do sistema.
14.4) Sistemasociotécnicos estruturado
14.5) Os sistemas organizacionais podem ser ainda dividido em três níveis:
14.6) Vendo organizações como sistemas sociotécnicos

1)Abordagem Sistêmica da Administração


A curiosidade e a necessidade de se verificar a maneira pela qual eram estruturadas as organizações trouxeram contribuições significativas para a busca da eficiência. A fim de avaliar deque maneira os sistemas organizacionais e administrativos eram estruturados e quais mecanismos eram necessários para que funcionassem como o previsto, matemáticos e sociólogos encontraram um ponto comum na investigação de como as organizações funcionavam como sistemas.

O primeiro autor a desenvolver essas idéias foi Norbert Wiener (1864-1964). Wiener foi o matemático, pesquisador do Institutode Tecnologia de Massachusetts e trabalhou na criação de mísseis dirigidos. A partir deste trabalho, aprofundou seu interesse pela manipulação de informações, no seu livro relata o resultado de seu estudo sobre controle e comunicação no animal e na máquina, além de detectar uma analogia entre máquinas e o cérebro e sistema nervoso do homem. Os trabalhos iniciais de Wiener sobre computadores eneurologia levaram-no a estudar padrões de comportamento de controle que ele acreditava serem significativos. Em seu livro ele define a cibernética como o estudo da regulação e controle em sistemas, com ênfase sobre a natureza do feedback. Além disso, a cibernética trata dos métodos pelos quais os sistemas e seus subsistemas utilizam o seu próprio output para aferir o efeito e realizar os ajustamentosnecessários. O processo fundamental de output, feedback e ajustamento é o tema central da cibernética.

Mas é Anthony Stafford Beer, um inglês excêntrico, nascido 1926, quem transforma a cibernética em instrumento prático da Administração. Ele definiu a cibernética como a ciência da organização eficaz, sua tese fundamental postula que as organizações são como pessoas; têm um “cérebro” e umsistema nervoso central. Segundo o autor, muitos dos problemas empresariais repousam na incompreensão clara de como seus sistemas funcionam. Assim, a raiz do problema está na maneira pela qual os sistemas se criam dentro das organizações. E a melhor forma de entender como uma organização funciona é ignorar o “organograma oficial”, que apenas diz teoricamente o que deveria acontecer, “mapeando” comocada parte da organização realmente reage em face das ações das outras partes. Desse modo, acredita o autor, os efeitos de quaisquer mudanças no sistema podem ser previstos de antemão e corrigidos.

Suponhamos que uma organização se empenhe em formular determinados conceitos sobre suas atividades concretas, para poder generalizá-los e aplicá-los futuramente. A organização, ao aplicar esses...
tracking img