Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI
CURSO DE FARMÁCIA


BIOTRNASFORMAÇÃO: CITOCROMO P450

TERESINA
2013
BIOTRANSFORMAÇÃO: CITOCROMO P450
A atividade de um fármaco é o seu efeito farmacológico sobre o indivíduo, como exemplos podem ser citados a ação analgésica do paracetamol e da aspirina, e o efeito beta bloqueador do propanolol. Como os fármacos agem interferindo processos bioquímicosa utilização de nenhum destes é inteiramente segura. Acredita-se que a ação desencadeada pelos fármacos sobre o organismo humano é devido a sua interação com diversas enzimas, receptores protéicos e outras moléculas encontradas nos sistemas biológicos, o sítio de ação é determinada pela especificidade da droga, que por sua vez é determinada pelas características químicas da droga em questão(Thomas 2000, Goodman & Gilmar1992).
Quando um fármaco se liga a um ou mais sítios de uma proteína enzimática, geralmente tem-se um efeito inibitório, ou seja, a um impedimento da atividade biológica da enzima, por exemplo, o ácido acetilsalicílico atua sobre a enzima cicloxigenas II promovendo a acetilação de uma hidroxila de um resíduo especifico de serina causando impedimento da operação damolécula o que consequentemente tem efeitos analgésicos, antipiréticos e antiinflamatórios. Geralmente o efeito terapêutico de um fármaco depende da estabilidade do complexo formado entre fármaco e enzima, bem como a porção dos sítios catalíticos e alostéricos que são ocupados pelo fármaco. ”Quanto mais intensa for à ligação do fármaco a enzima e quanto maior o número de sítios ocupados, maior será aprobabilidade de que o fármaco seja eficaz como inibidor da ação da enzima,” (Thomas 2000).
A biotransformação submete o fármaco a reações químicas, geralmente mediadas por enzimas, que o convertem em um composto diferente do originalmente administrado. Os fármacos mais lipossolúveis necessitam ser transformados antes da excreção. A biotransformação se processa principalmente no fígado e consisteem carregar eletricamente o fármaco para que, ao passar pelos túbulos renais, não seja reabsorvido.
Esse processo geralmente inativa o fármaco, pois, além de modificar pontos fundamentais de sua estrutura, diminui a possibilidade de que chege aos tecidos suscetíveis. A biotransformação é, para esses fármacos, sinômimo de eliminação. Algumas vezes, entretanto, originam-se metabólitos ativos ouaté mais ativos que o fármaco administrado, então denominado pró-fármaco.
Os mecanismos de biotransformação envolvem uma série de reações químicas dependentes das enzimas hepáticas. Um fármaco pode sofrer uma ou mais transformações até que se produza um derivado com real possibilidade de excreção. Nessa segunda circunstância, a primeira reação é preparatória, produzindo um composto intermediário queainda deverá sofrer nova reação, gerando-se ao final um metabólitos ativos ou inativos.
Alguns fármacos podem influenciar a biotransformação (propria e de outros fármacos lipossulúveis), diminuindo-a (inibidores metabólicos) ou aumentando-a (estimuladores metabólicos). No primeiro caso haverá maior permanência do fármaco ativo, com eventual aumento de toxidade, principalmente duranteadministração crônica.
Com a indução enzimática, acelera-se a biotransformação, acarretando redução em intensidade e duração da resposta farmacológica.
Os citocromos P450 (P450 ou CYP) são uma família de enzimas pertencente ao grupo das hemes-proteína que estão presentes primariamente ancorados na bicamada lipídica do reticulo endoplasmático liso dos hepatócitos e que participam da metabolização de drogas,esteróides e carcinógenos.Por conseguinte o fígado é o principal local de biotransformação farmacológica no organismo humano pois contém os principais citocromos processadores de xenobióticos. Estas famílias de enzimas além de serem encontradas em seres humanos estão presentes em bactérias, fungos, insetos e peixes. A função biológica destas enzimas é a de promover a monoxigenação de uma...
tracking img