Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Guerra dos Sete Anos
Esta guerra ocorreu entre a Inglaterra e a França  entre os anos de 1756 e 1763. Foi uma guerra pela posse de territórios na América do Norte e a Inglaterra saiu vencedora. Mesmo assim, a metrópole resolveu cobrar os prejuízos das batalhas dos colonos que habitavam, principalmente, as colônias do norte. Com o aumento das taxas e impostos metropolitanos, os colonosfizeram protestos e manifestações contra a Inglaterra .
Metrópole aumenta taxas e impostos
A Inglaterra resolveu aumentar vários impostos e taxas, além de criar novas leis que tiravam a liberdade dos norte-americanos. Dentre estas leis podemos citar: Lei do Chá (deu o monopólio do comércio de chá para uma companhia comercial inglesa),  Lei do Selo ( todo produto que circulava na colôniadeveria ter um selo vendido pelos ingleses), Lei do Açúcar (os colonos só podiam comprar açúcar vindo das Antilhas Inglesas).
Estas taxas e impostos geraram muita revolta nas colônias. Um dos acontecimentos de protesto mais conhecidos foi a Festa do Chá de Boston ( The Boston Tea Party ). Vários colonos invadiram, a noite, um navio inglês carregado de chá e, vestidos de índios, jogaram todocarregamento no mar. Este protesto gerou uma forte reação da metrópole, que exigiu dos habitantes os prejuízos, além de colocar soldados ingleses cercando a cidade.

Primeiro Congresso da Filadélfia 
Os colonos do norte resolveram promover, no ano de 1774, um congresso para tomarem medidas diante de tudo que estava acontecendo. Este congresso não tinha caráter separatista, poispretendia apenas retomar a situação anterior. Queriam o fim das medidas restritivas impostas pela metrópole e maior participação na vida política da colônia.

Porém, o rei inglês George III não aceitou as propostas do congresso, muito pelo contrário, adotou mais medidas controladoras e restritivas como, por exemplo, as Leis Intoleráveis. Uma destas leis, conhecida como Lei do Aquartelamento,dizia que todo colono norte-americano era obrigado a fornecer moradia, alimento e transporte para os soldados ingleses. As Leis Intoleráveis geraram muita revolta na colônia, influenciando diretamente no processo de independência.

Segundo Congresso da Filadélfia
Em 1776, os colonos se reuniram no segundo congresso com o objetivo maior de conquistar a independência. Durante ocongresso, Thomas Jefferson redigiu a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América. Porém, a Inglaterra não aceitou a independência de suas colônias e declarou guerra. A Guerra de Independência, que ocorreu entre 1776 e 1783, foi vencida pelos Estados Unidos com o apoio da França e da Espanha .
Após um período de claras mudanças na cultura e na mentalidade do homem, conhecido comoRenascimento, a força das ideologias herdadas da Idade Média estava cada vez menor. A visão teocêntrica, na qual tudo gira em torno da religião, foi sendo substituída gradativamente pela visão antropocêntrica, onde o homem é o centro do universo.
No final do século XVI, os ingleses se estabeleceram na região leste da América do Norte e fundaram treze colônias. De fato, as mesmas não tinham uma realidadesemelhante. Como nas colônias do sul era predominante o clima tropical, havia um claro interesse  por parte dos ingleses em explorar tal característica e produzir gêneros tropicais. Já as colônias do norte tinham um clima semelhante ao da Inglaterra, o que não despertava muito o interesse na exploração das mesmas. Por estes motivos, as colônias do norte sempre gozaram de uma relativa autonomia econviveram com certo desenvolvimento econômico interno.
Após a Revolução Industrial, no início do século XVIII, a Inglaterra sentiu a necessidade de novos mercados consumidores de seus produtos. A solução encontrada foi proibir o comércio interno entre as próprias colônias. Posteriormente, após a Guerra dos Sete Anos (1756-1763), os ingleses se encontravam fortemente abalados economicamente,...
tracking img