Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro de Ensino Médio R.F.I

Trabalho de Historia

Professor: Bráulio
Serie: 3º F
Alunos: Francisco jheymisson


Cangaço

O termo Cangaço é proveniente de canga, uma peça de madeira utilizada em pescoços de boi para transporte. Como os chamados cangaceiros  tinham que carregar todos seus pertences junto ao corpo, deu-se o nome a partir da associação. O primeiro homem a teragido como cangaceiro teria sido José Gomes ou Cabeleira, como era chamado. Diz-se que ele aterrorizava a região de Recife na segunda metade do século XVIII. Mas o movimento só ganhou corpo mesmo no final do século XIX. Nesta época, o nordeste passava por momentos difíceis e homens criminosos espalhavam o terror com suas vidas nômades. Já o primeiro grupo propriamente dito foi o de Jesuíno Alves deMelo Calado, chamado de Jesuíno Brilhante, que também praticou seus atos criminosos na segunda metade do século XVIII.
As origens do movimento estão nas próprias questões sociais e fundiárias do Nordeste. Para enfrentar tal panorama, homens isolados ou em bandos assaltavam fazendas, seqüestravam e matavam coronéis e saqueavam o que podiam. Os cangaceiros, em geral, viviam cometendo crimes,fugindo e se escondendo. Mas havia três grupos no Cangaço. Um deles prestava serviço aos próprios latifundiários, logo, não eram tão fugitivos assim. Havia um segundo grupo que representava mais ainda os poderes locais dos fazendeiros, tanto que eram conhecidos como “políticos”. Estes, conseguintemente, gozavam até de certa proteção. Somente um terceiro grupo que era independente e que praticava umavida bandida por conta própria. Todos eles, contudo, conheciam bem a natureza do cerrado brasileiro e, por isso, tinham ampla vantagem na hora de fugir das autoridades. Era da natureza também que tiravam todos os recursos para enfrentar as adversidades.
O cangaceiro mais famoso da história, sem dúvidas, foi Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. Sua importância para o movimento é tamanha que,por vezes, é chamado de Senhor do Sertão ou Rei do Cangaço. Suas ações são bem mais recentes, junto com seu grupo, atuou nas décadas de 1920 e 1930 em quase todo o nordeste do país. Lampião tinha uma personalidade dúbia. Para as autoridades era um criminoso brutal que precisava ser eliminado. Para a população da região era o símbolo de bravura e de honra.

À entrada de Virgulino no cangaço, sãofragmentários, confusos e, geralmente, contraditórios, contudo todos concordam que o causador da questão foi uma família vizinha aos Ferreira, era a família de José Saturnino. Saturnino dois anos mais velho que Virgulino possuía uma fazenda vizinha a de Virgulino. Para a sociedade local estava um passo acima dos Ferreira, devido aos seus laços de parentesco com famílias de prestigio. Sua mulherpertencia a família dos Nogueira, que se consideravam da elite local, e seu pai era um importante fazendeiro, que tinha um grupo de homens armados. Seu tio Casimiro Honório, era um chefe de cangaceiros conhecidos, que serviu a poderosa família dos Carvalho em suas muitas lutas rancorosa e sangrenta contra os Pereira. Além disso, era considerado o chefe da família. Os Ferreira, em comparação erarelativamente humilde.

A inimizade entre os Ferreira e os Carvalho começou em 1916, quando Virgulino tinha 19 anos. As causas foram invasão de propriedade e pretensos roubos de animais e chocalhos. Segundo os Ferreira um dos moradores de Saturnino estava roubando suas cabras, deram queixa e o chefe de policia, que era tio de Virgulino, começou a investigação acompanhado por Livino e Virgulino, foiaté a casa do morador e declarou que os couros encontrados tinha a marca dos Ferreira. Saturnino achou que a vinda dos Ferreira e seu parente chefe de policia as suas terras, assim como as acusações, eram um insulto, e declarou que seu morador seria protegido, também acusou os filhos dos Ferreira de maltratar seus animais e roubar seus chocalhos, e avisou-os para ficarem longe de suas terras.

A...
tracking img