Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é Linguagem?
A lingüística é o estudo científico da linguagem. A primeira observação sobre “ O que é a linguagem”? é que a palavra “linguagem” aparece no singular e precedida de artigo definido.
O lingüista a princípio lida com as línguas naturais. A pergunta “O que é a linguagem? Traz em si a pressuposição de que cada uma das milhares de línguas naturais reconhecidamente distintas,faladas em todo o mundo, é o caso específico de algo mais geral. O que o lingüista quer saber é se as línguas naturas, todas possuem em comum algo que não pertença a outros sistemas de comunicação, humano ou não de tal forma que seja correto aplicar a cada uma delas a palavra “língua”, negando-se a aplicação deste termo a outros sistemas de comunicação – exceto na medida em que assim como o esperanto,eles sejam baseados em línguas naturais preexistentes.

Algumas definições de linguagem

Conforme Sapir (1929) “ A linguagem é um método puramente humano e não instintivo de se comunicar idéias, emoções e desejos por meio de símbolos voluntariamente produzidos” . Tal definição apresenta alguns defeitos.
Por mais ampla que seja nossa concepção dos termos “idéia”,”emoção” e “desejo”, parececlaro que há muito que se pode comunicar pela linguagem e não é coberto por nenhum deles; particularmente “idéia” que é inerente impreciso. Por outro lado, há muitos sistemas de símbolos voluntariamente produzidos que só consideramos linguagens no que nos parece um sentido amplo ou metafórico da palavra linguagem.

Em seu Outline of linguiste Analysis, Bloch e Trager (1924:5) escreveram: “ Umalíngua é um sistema de símbolos vocais arbitrários por meio dos quais um grupo social co-opera.” O que é impressionante nesta definição em contraste com a de Sapir, é que ela não faz alusão, a não ser indiretamente e por implicação, á função comunicativa da linguagem.
Ao invés disso coloca toda a sua ênfase na função social; fazendo isso como veremos mais adiante, apresenta uma visão bastanterestrita do papel da linguagem na sociedade. A definição de Bloch e trager difere da de Sapir na medida em que salienta a arbitrariedade e explicitamente restringe a linguagem á língua falada( com o que a expressão “língua escrita” é contraditória).

Em seu Essay on Language, Hall (1968:158) Diz que a linguagem “é a instituição pela qual os humanos se comunicam e interagem uns com os outrospor meio de símbolos arbitrários orais- auditivos habitualmente utilizados”. Dentre os pontos a considerar aqui, primeiramente está o fato de que são introduzidos nesta definição os fatores comunicação e interação( sendo a interação mais ampla e , a este respeito, melhor que “co-operação”), e em segundo lugar, o fato de que o termo “oral-auditivo pode ser tomado grosso modo como um equivalente de“vocal”, diferindo apenas na medida em que oral-auditivo faz referência ao ouvinte bem como ao falante. Hall como Sapir, trata a linguagem como instituição puramente humana; e o termo “instituição” explicita a visão de que a língua que é usada por uma determinada sociedade é parte da cultura daquela sociedade. A propriedade da arbitrariedade é novamente digna de ser mencionada.
O mais notável dadefinição de Hall, entretanto é o emprego que faz do termo “habitualmente utilizados” e há razões históricas para a tal.
Hall possivelmente utiliza os “símbolos” lingüísticos para referir-se aos sinais vocais que são na realidade transmitidos do emissor para o receptor no processo de comunicação e interação. Mas agora é evidente que não há qualquer acepção do termo “hábito”, seja técnica ou não,em que se possa dizer acepção do termo “hábito, ou construído por meio de um hábito.

Robins (1979ª:9-14) não oferece uma definição formal de linguagem; como razão ele aponta que tais definições “tendem a ser triviais e a não trazer grande informação, a menos que pressuponham... alguma teoria geral da linguagem e da análise lingüística”. Entretanto ele lista e discute uma série de fatos...
tracking img