Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1490 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Empreendedorismo





Resumo: Este artigo terá por finalidade fazer um brevíssimo estudo dos aspectos essenciais do empreendedorismo.
Palavras-chave: empreendedorismo, inovação, comportamento.

Introdução
A busca pela inovação ocorre nas novas empresas e nas já consolidadas, visto que estas últimas também buscam novas oportunidades e novos negócios.
Um conceito singelo podeevolucionar partindo-se do apoio de outros entendimentos, como ocorre com indivíduos de setores distintos, criando deste modo um produto novo, um empreendimento novo ou um serviço novo que seja de fato essencial para o mercado.
Neste contexto, o objetivo deste artigo será estudar os aspectos essenciais do empreendedorismo.

Conceitos sobre empreendedorismo
Filion (2000) atribui a Richard Cantillon,no século seguinte o primeiro uso do termo entrepreneur dentro do contexto empresarial. O autor também afirma que, embora outros economistas tentem teorizar em torno do fenômeno do empreendedorismo, devido à dificuldade de mensuração, não existe ainda nenhuma teoria econômica sobre o empreendedor que tenha consenso. (FILION, 2000).
O próprio autor (FILION, 2000) escolheu o modo de pensar doempreendedor como um dos tópicos de concentração de sua pesquisa e desenvolveu modelos muito úteis para o estudo dos principais temas relacionados ao empreendedorismo.

Características do perfil empreendedor
Filion (2000) comenta que a tentativa de se definir um perfil para o empreendedor, ou seja, identificar suas características comportamentais tem sido o foco de inúmeras pesquisas, mas que esteé um objetivo difícil e complexo, pois existem muitas diferenças de amostras e estas impactam diretamente nos resultados.
Até os anos 1990, enquanto houve um predomínio de pesquisadores behavioristas na área do empreendedorismo, diversas pesquisas foram elaboradas com o objetivo de conhecer o empreendedor: descobrir suas reações, necessidades, valores e perspectivas:
Até os anos 90, houve umaproliferação das pesquisas sobre as características e os traços da personalidade dos empreendedores. Muito embora os resultados tenham sido surpreendentes, não foi possível traçar um perfil psicológico do empreendedor. (FILION, 2000 p. 18).
A grande quantidade de termos, muitas vezes de significado semelhante, mas que recebem atenção especial e diferentes interpretações conforme cada autor,dificulta o consenso sobre quais características seriam determinantes para o comportamento empreendedor.
Além das características distintivas do empreendedor, há também algumas qualidades do bom administrador que caso não estejam presentes nos empreendedores, poderão contribuir para o seu fracasso, a despeito de um ótimo potencial nas características distintivas.
Essa divisão entre as característicascomportamentais distintivas e as de apoio fica clara na compilação realizada por Cunha, Malheiros e Ferla (2005) e que será usada neste trabalho como fio condutor para descrever algumas características comportamentais do empreendedor e incluirá citações de outros autores que se dedicaram mais fortemente à explanação dessas características.
Desta forma, as chamadas virtudes de apoio, são aquelascaracterísticas comportamentais importantes e necessárias, que, todavia seriam também comuns aos bons administradores e, no caso dos intra-empreendedores, não os distinguiriam de outros funcionários da organização. Essas virtudes de apoio são:
Visão: A visão permite vislumbrar uma imagem do futuro construída pela montagem de fatos, esperanças, sonhos, oportunidades e ameaças percebidas nopresente.
Energia: De acordo com Filion (1993), a energia, que nada mais é que o tempo alocado em atividades profissionais e a intensidade com que elas são executadas, atua como um capital que pode ser investido pelo empreendedor na manutenção da rede de relacionamentos ou no desenvolvimento da visão:
A energia despendida na criação e na manutenção de relacionamentos paga dividendos, porque um...
tracking img