Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aplicação da Entrevista de desligamento
Um processo de desligamento, normalmente, é desgastante tanto para o profissional quanto para a empresa. Não importa se a iniciativa parte da organização ou do colaborador, pois isso significa uma mudança para quem vai ou fica. Afinal, estão envolvidos vários fatores como sentimentos de perda, de mágoa, de insegurança e até mesmo de certa instabilidade naequipe, pois esse processo pode resultar na saída de um talento que fará grande falta no dia-a-dia corporativo, já que ele levará consigo os conhecimentos que adquiriu na empresa. Somando-se a esses, ainda há os gastos com os encargos trabalhistas e as despesas que a organização terá em contratar e treinar um outro profissional, principalmente se for para assumir uma função relevante.
Essas sãoapenas algumas das razões que levam as empresas a permanecerem sempre atentas aos índices de rotatividade (entrada e saída de funcionários). Por esse motivo, a área de Recursos Humanos acompanha a satisfação interna que pode ser constatada e avaliada no convívio diário com os colaboradores ou através da pesquisa de clima organizacional. Mas, ao que parece, isso não é suficiente para asorganizações, pois algumas passaram a utilizar mais um recurso - a entrevista de desligamento. Essa prática é usada quando ocorre um processo de demissão e permite que a organização saiba qual imagem o ex-funcionário levará da empresa e sua opinião sobre os processos de gestão, a cultura e os valores organizacionais, por exemplo. Vale ressaltar que o papel do gestor é informar ao funcionário sobre odesligamento, caso a demissão seja uma iniciativa da empresa, e logo após encaminhar o profissional para o departamento de RH, onde o mesmo será orientado quanto às documentações necessárias. Em seguida, o colaborador é levado à área de psicologia, onde é realizada a entrevista de desligamento, que, normalmente, ocorre um ou dois dias depois da demissão.
O primeiro passo é demonstrar ao entrevistado querealmente suas opiniões serão importantes para a organização e que esse procedimento não irá, de forma alguma, prejudicá-lo futuramente. Com isso, é estabelecida a confiança entre entrevistado e entrevistador. "Posteriormente, é o momento de iniciar as questões e, principalmente, dar ao entrevistado a oportunidade de um momento de escuta, ouvir com atenção suas opiniões, mantendo uma postura neutra,esclarecer junto ao entrevistado as situações que venham a ser expostas e orientá-lo, se assim for necessário".




Entre os assuntos abordados durante a realização da entrevista de desligamento, encontram-se: condições de trabalho (segurança, ambiente físico, higiene), cargo (atividades, desempenho profissional, salário), carreira profissional (recrutamento interno), relacionamentointerpessoal (líder e colegas) e benefícios oferecidos. Dentre as vantagens de se adotar essa ferramenta, tem a oportunidade de verificar as opiniões e receber as sugestões dos desligados para a implementação das melhorias organizacionais e para o funcionário que deixa a empresa fica o momento de expor suas opiniões e também receber orientação de como buscar uma nova inserção no mercado de trabalho.Benefícios da Entrevista de Desligamento
Não é expressivo o número de empresas que adota a prática da entrevista de desligamento, como sendo uma ferramenta valiosa para a Gestão de Pessoas. Alguns defendem que como aquele profissional não fará mais parte do quadro de funcionários, não tem algo de valor a agregar. Contudo, a realidade mostra o contrário. Quem vai, leva informações relevantes sobrea empresa, pois vivenciou os processos, o clima e é capaz de revelar situações que podem passar despercebidas para quem nunca teve a oportunidade de vivenciar a realidade do setor em que atuou. Confira abaixo alguns benefícios que a entrevista de desligamento oferece à empresa que a inclui entre suas ferramentas de Gestão de Pessoas.
1. A gestão - Identificação de pontos fortes e fracos da...
tracking img