Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (705 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Força magnética sobre cargas elétricas (força de Lorentz) 
A força de Lorentz é a força aplicada por uma partícula que esta carregada eletricamente, sobre um campo eletromagnético. Vejamos a equaçãoda força de Lorentz: 

Sendo que F representa a força que foi aplicada na carga puntiforme, pelo campo eletromagnético, E representa o campo elétrico, B representa o campo magnético, q representa acarga elétrica e v representa a velocidade da carga. 
Essa força possui algumas características, vejamos cada uma delas: 
*Intensidade: para podermos descobrir a intensidade, usamos a seguintefórmula: 

É importante ressaltarmos que a força magnética é proporcional ao módulo da carga elétrica, ao módulo da velocidade de lançamento e também à intensidade do campo magnético. Considerando oSistema Internacional, temos as seguintes unidades: 
Para a força f, a unidade de medida é Newton N, para a carga elétrica q, a unidade de medida é Coulomb C, para a velocidade, a unidade de medida ém/s, e para o campo magnético B, a unidade de medida é tesla T.

De acordo com a figura acima, podemos observar que F é perpendicular a v e B.
*Sentido: o sentido irá depender do sinal da cargaelétrica, ou seja, vai depender se ela é positiva ou negativa. Se a carga for positiva consequentemente o sentido da força magnética iram obedecer a regra da mão esquerda, ou seja, o dedo polegar irá indicara força magnética (F), o dedo indicador indicará o campo magnético (B) e o dedo médio irá indicar o sentido a velocidade. 
Já se a carga for negativa consequentemente o sentido da força magnéticairá se inverter.
- a partícula eletrizada com carga elétrica q é lançada paralelamente às linhas de indução, isto é, v é paralelo ou antiparalelo a B. Nesse caso, α = 0° ou α = 180°. Vejamos a figuraabaixo.

Como sen 0° = 0 e sen 180° = 0, concluímos, de Fmg=|q|.v.B.sen α, que a força magnética que age na partícula é nula. Isso significa que a partícula realiza, no interior do campo...
tracking img