Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1074 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Hugo Rafael Chávez Frias
De general a mito venezuelano
Resumo:Fundador do ''socialismo do século XX1'',Hugo Chávez governou a Venezuela desde 1999.Polêmico,ele mudou a Constituição,expulsou o embaixador dos EUA,aumentou a receita do governo com o petróleo,com mais impostos e expropriação de empresas privadas.

Jovem militar
1954:Nasceu em 28 de julho,em Sabaneta,estado de Barinas,oeste dopaís.Um dos sete filhos de dois professores primários,é criado pela avó paterna.
1975:Concluiu sua formação na Academia Militar da Venezuela,onde desenvolve interesse pelo legado do líder Simón Bolívar.
1982:Começa a alimentar seu projeto socialista de ''revolução''.Reunido com outros dois capitães,faz juramento de luta para implantar ideais bolivarianos.

O fracassado golpe
1992:Graduadotenente-coronel,Hugo Chávez lidera com outros quatro comandantes um golpe de Estado infrutífero contra o presidente Carlos Andrés Pérez,que o coloca na prisão.''Por enquanto,lamentavelmente,os objetivos que miramos não foram atingidos...Novas situações virão e o país precisa definitivamente entrar no caminho para um destino melhor.''
1994:Chávez abandona o Exército em troca de sua liberdade e vira umafigura muito popular entre os venezuelanos.

Consagração nas urnas
1998:Vence a eleição presidencial com 56% dos votos,com a promessa de um governo para os mais pobres.''Eu juro diante de meu povo,sobre essa Constituição moribunda,que vou avançar com as transformações democráticas necessárias.''
1999:Aos 44 anos,torna-se o presidente mais jovem da Venezuela,muda a Constituição,aprovada emreferendo em dezembro,e inicia a chamada ''Revolução Bolivariana''-movimento esquerdista inspirado nos ideais de Bolívar.
2000:''Megaeleições'' são convocadas para legitimar os poderes da nova Constituição.Com 59% dos votos,Chávez é reeleito presidente até 2006,e obtém controle geral do país.

Início do governo
2002:Golpe de estado o tira do poder por 48 horas e instala um governo do líderempresarial Pedro Carmona.Chávez é restituído à Presidência por militares leais e por uma mobilização popular.''Acho que estamos sofrendo de uma impotência política.Precisamos de um Viagra político.''
2004:Após violentos protestos da oposição,Chávez submete-se a um segundo referendo público que o confirma no poder com 59,1% dos votos.
2006:Em nova eleição presidencial,obtém 62% dos votos contra ManuelRosales.No novo mandato,declara o país como Estado socialista.Em setembro durante a Assembleia Geral da ONU,Chávez gera polêmica ao dizer que o então presidente estadunidense George W. Bush é o ''diabo em pessoa''.

Consolidação do poder
2007:Começa a estatizar as empresas de telecomunicações e eletricidade.Tenta reformar a Constituição para ser reeleito por tempo indefinido,mas o projeto éderrotado no fim do ano.''Eu masco folhas de coca todas as manhas e...olhem para mim!''
2010:Em setembro Chávez sofre sua primeira derrota nas urnas,em eleições legislativas.Seu partido não conquista os dois terços da Assembleia Nacional,necessário para facilitar os projetos do governo.Em dezembro a Assembleia Nacional aprova a Lei habilitante,que dá ao presidente,pela quarta vez em 11 anos,poderespara governar por decreto por um ano e meio.

Descoberta do câncer
2011:Em um forte discurso à nação lido desde Cuba,um pálido e magro Chávez anuncia,em junho,que foi operado de câncer 20 dias antes em Havana.Um mês depois começa a quimioterapia.Em agosto,dias após passar pelo terceiro e penúltimo ciclo de quimioterapia,Chávez anuncia que ''derrotou'' o câncer e que a partir daquele momentoestava em recuperação.''Tenho razões médicas,razões científicas,razões humanas,razões de amor e razões políticas para continuar à frente do governo e manter a candidatura com mais força do que antes.''

Reeleito para quarto mandato
2012:Em julho,a campanha presidencial é iniciada.Chávez,que afirmou estar curado do câncer,teve como opositor Henrique Capriles,então ex-governador do populoso...
tracking img