Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (768 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório

O custo de oportunidade nada mais é do que o sacrifício que as empresas fazem para deixar de investir em um determinado produto que ela já comercializa com sucesso para aplicarrecursos em outro produto novo. Na maioria das vezes as empresas analisam as tendências do mercado para lançar um produto novo como podemos ver no exemplo abaixo.
Exemplo 1: Nos dias de hoje com afacilidade e a necessidade que as pessoas têm de utilizar a internet para se comunicar, trabalhar, fazer trabalhos entre tantas outras utilidades temos no mercado muitos equipamentos quedisponibilizam esses recursos como os computadores, notebooks, celulares com internet e outras tecnologias.
As grandes empresas na área de informática e telecomunicações que já tem sucesso na fabricação evenda de seus estão aplicando o “custo de oportunidade” para deixar de investir uma parcela de seus recursos nesses determinados produtos para lançar um equipamento novo no mercado como por exemplo o“Tablet”.
O tablet é um computador em forma de prancheta eletrônica, sem teclado e com tela sensível ao toque. Um equipamento novo que tem entre como função um computador embutido, Onde vocêpode realizar trabalhos, editar fotos e até mesmo usá-lo como telefone celular.
As empresas estão aplicando o conceito de custo de oportunidade e investindo nesse novo produto sem saber ao certose o retorno vai ser tão satisfatório quanto os produtos de sucesso que ela deixou de fabricar.
Exemplo 2: Podemos ver também o custo de oportunidade em uma escolha entre sacrificar o presentepara poupar para o futuro.
A Poupança tem essas características onde pessoas ou ate mesmo empresas se sacrificam para guardar um determinado dinheiro que poderia ser utilizados no presente paraguardar para o futuro.

O produto elástico é quando o consumo de um determinado produto varia em função da situação econômica da população, ou seja a demanda oscila em proporção a renda....
tracking img