Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (872 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AFETIVIDADE

O trabalho a seguir tem por fim debater o papel da afetividade no âmbito do funcionamento psicológico do ser humano. Buscando satisfazer esse objetivo, em um primeiro momento,expõe duas teorias psicológicas que procuram acrescentar novas discussões acadêmicas pertinentes ao sujeito psíquico. A seguir para se aprofundar nesse assunto, começa a definir melhor o que éafetividade, funções cognitivas, funções afetivas e funções volitivas, e a afetividade na família.


Afetividade, as divisões da afetividade em cognitivas, afetivas, e, volitivas e a afetividade nafamília.


Afetividade é o conjunto de todos os nossos sentimentos, emoções, humores, paixões, sejam eles positivos ou negativos. Ao estudar as funções da mente, a psicologia tradicionalmenteas separa em funções cognitivas, afetivas e volitivas.
As funções cognitivas são: aquelas que nos possibilitam conhecer o mundo, tanto o mundo externo, quanto o próprio mundo do sujeito ou mundointerior. Como exemplo dessas funções tem: a memória, o pensamento, o raciocínio, as percepções.
As funções afetivas são: aquelas que expressão a suscetibilidade experimentada pelo ser humanoperante determinadas alterações que acontecem no mundo exterior ou em si próprio. Assim na maioria da vezes, só podemos saber da existência de um afeto se a pessoa nos contar , porque é ela quem estaexperimentando.
As funções volitivas são: aquele que diz respeito aos comportamentos exteriorizava objetivo, que resulta em movimentos corporais, gestos, mímica, expressões facial.
Cadaum dos componentes das funções interage uns com os outros e se liga. Ex: se ocorre uma lembrança triste (função cognitiva), passa a surgir um sentimento de tristeza dentro de mim (função afetiva), quepode vir a se traduzir por expressões faciais como o choro (função volitiva), vale lembrar que o corpo e a mente são patês indivisíveis.
Quando nos vinculamos, nos diversos contextos da...
tracking img