Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1812 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Piramide do Consumo

Nunca pensou quem foi o primeiro a usar a camisa cinco vezes maior que o número? Ou quem pela primeira vez usou a moda hippie? Perguntas como essas são respondidas por apenas uma palavra: os Inovadores, que estão no topo da pirâmide de consumo , pessoas do tipo que criam algo. Em segundo lugar estão os criadores de moda, ou caçadores de tendências, pessoas do tipo quesabem identificar inovadores, retiram suas inovações e depois fazem delas de capachos da moda. Em terceiro lugar estão os primeiros compradores, pessoas do tipo que são as primeiras a ter um I Phone ou alguma roupa da moda, e em quarto estão os consumidores, pessoas como nós, que precisamos de milhares de comercias e anúncios para nos convencer de que aquele produto pode ser até bom.

Mas, o temaabrange não simplesmente quem está na pirâmide, e sim o que o capitalismo faz com os inovadores. Marx ( sociólogo que desenvolveu pesquisa sobre o capitalismo) 'em sua pesquisa diz que o capitalismo tem o poder de trazer para o sistema algo que foi inventado para, muitas vezes criticar o capitalismo. Como por exemplo as calças lavadas, algo que foi inventado pelos hippies para criticar ocapitalismo. O sistema pega a ideia e traz para a as lojas fazendo com que o jeans lavado, que antes era uma forma de rebeldia social, vire o jeans mais caro. As camisas cinco vezes maior que seu número, (que foi inventado pelos integrantes das gang's, grupos socialmente excluídos, para esconder armas na cintura), hoje são usadas por garotos da alta sociedade.

TÃO ONTEM

Esse livro, pode ajudar a vocêa se aprofundar mais sobre o tema, se você tiver um senso de interpretação, e não se importar com linguagem de baixo nível, porque, o que está entre linhas é um assunto realmente muito interessante.

Pirâmide do consumo

Necessidades, desejos, excessos e luxos. Esses são os elementos da pirâmide de consumo que Fanny Descary viu no seu curso de embalagens.
Esta bolsa de compras mostra asvárias facetas do consumo, e põe de forma elegante e atraente nossas necessidades reais. A linha pontilhada é uma proposta para que você corte onde desejar.

A Pirâmide do Consumo – da inovação à tendência
O profissional que exerce uma função de “Caçador de Tendências” pode, à primeira vista, ter seu trabalho desvalorizado, visto como supérfluo em um mundo que carece de outras formas de mão deobra qualificada. Contudo, tal ofício é crucial para que o mercado da moda se recicle, e novas tendências sejam apresentadas ao público.

Se por um lado há aparentemente mais do que suficientes estilistas ou editores responsáveis por selecionar uma série de peças e tendências para o público assimilar, por outro não se pode deixar de lado outros focos criativos anônimos.
É essa a teoria apresentadano livro Tão Ontem, de Scott Westerfeld. Apesar de seu caráter ficcional, são apresentados ao longo da obra diversos conceitos válidos em relação a uma chamada “Pirâmide do Consumo”.
No topo dessa hierarquia estão os Inovadores, pessoas comuns que criam, por conta própria, algo diferente. São eles: a primeira pessoa a usar o boné virado para trás, o primeiro a tomar sorvete em uma casquinha, ouaté mesmo aquele que teve a ideia de amarrar os cadarços do tênis no sistema “dupla hélice” (o mais usual).

No segundo nível dessa pirâmide estão os Criadores de Moda, que devem ficar atentos a qualquer nova tendência em potencial que possa aparecer. Para isso, contam a ajuda importantíssima de pessoas que tenham olhos bem treinados para perceber pequenos detalhes que demonstrem uma culturaemergente, uma nova forma de se vestir.

Assim, realizam a função de Caçadores de Tendências, e repassam seus achados às grandes empresas do ramo, por exemplo. Eles devem ser os segundos a saberem da novidade, servindo de filtro sobre qual produto será apresentado à sociedade - e o mais importante - no momento certo.

Abaixo, os Primeiros Compradores. Os primeiros a terem um toca fitas, um...
tracking img