Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 97 (24083 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
APOSTILA DE TRABALHO MACROECONOMIA

1. CONCEITOS GERAIS DE ECONOMIA (REVISÃO GERAL)
O objetivo geral deste capítulo é realizar uma breve revisão sobre os conceitos básicos do estudo da economia, ressaltando o principal objetivo de estudo desta ciência, ou seja, o estudo da escassez.

1.1. O objeto de estudo da Ciência Econômica
A Economia é uma ciência social. Diferentemente das ciênciasbiológicas ou da física, na economia não é possível realizar experimentos controlados em laboratório. Não é possível, por exemplo, fazer um experimento para verificar os impactos da elevação da taxa de juros na economia brasileira, ou ainda verificar quantos milhões de pessoas irão se tornar pobres se o governo deixar de criar programas sociais. Neste sentido, como afirmam Pinho & Sandoval deVasconcellos (1998, p. 05), a ciência econômica necessita de tempo para desenvolver observações, a fim de serem utilizadas como evidências no teste de hipóteses sobre o comportamento dos fenômenos econômicos. Dizer que a economia é uma ciência social significa dizer que ela repousa sobre os atos dos seres humanos, e apesar da tendência das previsões econômicas serem cada vez mais precisas, é impossívelse fazer análises puramente frias e numéricas e com 100% de acerto, isolando as complexas reações do homem no contexto das atividades econômicas. A economia é uma ciência social por ocupar-se do comportamento humano, estudando como as pessoas e as organizações na sociedade se empenham na produção, troca e consumo de bens e serviços. A economia é uma ciência muito abrangente, e pelo fato de lidarcom os atos dos seres humanos acaba se fundindo com outras ciências. Desta forma, a economia é uma ciência estritamente relacionada com a política, com a história, com a geografia, com a sociologia, com a matemática e com a estatística, dentre outras do campo das ciências sociais. Paul Samuelson (apud PINHO & SANDOVAL DE VASCONCELLOS 1998, p. 09) expõe que a economia “é uma ciência social queprocura estudar a administração de recursos escassos entre usos alternativos e fins competitivos”. Sintetizando o que foi exposto até o momento, Sandoval de Vasconcellos (2002, p.21) expõem que a “Economia pode ser entendida como a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem utilizar recursos produtivos escassos, na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre asvárias pessoas e grupos da sociedade, com a finalidade de satisfazer às necessidades humanas”. Disciplina de Macroeconomia – Prof. André Luiz Pires Muniz Página 2 de 69

Assim, para se compreender o foco de estudo da economia é necessário entender primeiramente o conceito de bens escassos, tópico a ser abordado em seguida.

1.2. Noção de escassez
O significado da palavra escassez de acordo com odicionário Aurélio é: Escassez - qualidade de escasso; pouca abundância. Falta, míngua, carência, privação. Sandroni (2001, p. 211) afirma que escassez, em termos econômicos, surge da idéia de que as necessidades humanas são infinitas, porém os bens e os meios para satisfazer tais necessidades são limitados, ou seja, finitos. E neste confronto entre necessidade e disponibilidade de recursos quesurge o conceito de escassez. Assim, quanto maiores as necessidades por um determinado bem, visto que a disponibilidade deste bem é limitado, maior será a escassez deste item na economia. Assim, a partir deste conceito geral de escassez, o que se pode notar e que nada na natureza existe em infinita abundância.

Figura 1 – Origem da escassez
Fonte: elaboração própria.

Se as coisas da naturezanão fossem escassas, ou seja, existissem em plena abundância, não faria sentido em se preocupar com desperdícios ou com o uso irracional das coisas. Assim, por exemplo, se a produção de carvão ou de petróleo fosse infinita, não haveria com certeza a necessidade de se preocupar com o seu uso e com a busca de novas jazidas e novas fontes destas matérias primas ou ainda com formas renováveis de...
tracking img