Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANTROPOLOGIA
Texto: “Antropologia e Ciência; desafios contemporâneos"
Autor: por Stelio Marras e Guilherme José da Silva e Sá




1. Segundo o autor a antropologia "se funda na reflexivídadeprovocada pela descoberta do outro, esse modo radical de conhecimento deveria, contudo, ser aplicável a nós mesmos, como condição de se confirmar ou não os fundamentos epistemológicos da disciplina. Seela é esclarecedora para a alteridade, deve ser também para a identidade". Nesse sentido, QUAL A CRITICA QUE PODEMOS FAZER DO TEXTO.

A critica que podemos fazer do texto é como podemos conhecer ooutro se não conhecemos a nós mesmos?Ou seja, devemos analisar a nossa própria identidade antes de questionar a identidade do outro, segundo o texto a antropologia tem fundamentos na reflexividadeprovocada pela descoberta do outro, daí pensamos esta reflexividade não deveria ser provocada por nossa própria descoberta? Nossa própria indagação?

Portanto a teoria do conhecimento deve seresclarecedora para a descoberta de nós mesmos e não somente para a alteridade, ou seja, não somente nos colocando no lugar do outro.

2. Segundo o trecho “o mundo dos homens é feito originariamente com omundo das coisas". podemos entender que ....

Nós seres humanos desde nossa infância aprendemos a ter referência do nosso mundo á partir do mundo dos objetos, o mundo material e somos influenciadospor este mundo que causa grande efeito sobre o mundo dos homens.

3. A Antropologia se caracteriza pela realização da pesquisa de campo sendo uma das suas principais técnicas de pesquisa a observaçãoparticipante, onde o pesquisador procura pôr-se no lugar dos seus pesquisados. Neste caso, o pesquisador procura entender a população a partir dos valores nativos, dos valores dos seus pesquisados.Para tanto, todas as alternativas abaixo estão relacionadas à linha de observação e pesquisa dos cientistas antropólogos, EXCETO:

a) Difunsionismo/Culturalismo
b) Estruturalismo
c) Criacionismo...
tracking img