Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE PITÁGORAS CIÊNCIAS MOLECULARES E CELULARES

Aula 3 – Membrana Plasmática

Prof.: Luecya Carvalho

Membrana Celular
A principal função da membrana celular é manter, de forma seletiva, moléculas tão diversas como proteínas e pequenos solutos, no interior da célula. Assim, a membrana funciona de forma eficiente para regular seletivamente sua permeabilidade. A composição da membranacelular tem sido estudada de forma intensa, a partir do uso de diversas técnicas físicas e químicas, discutiremos a seguir a evolução dos principais modelos da membrana celular.

CHE

Membrana Celular
No livro clássico de Oparin, A Origem da Vida, esse propôs que para qualquer forma de vida, das mais simples que sejam, fazse necessária uma barreira física, que separe a parte viva do meioque a cerca. Esse trabalho destaca a necessidade de uma membrana para isolar, até mesmo as formas de vida mais simples, do meio exterior.

Determina a composição diferencial entre o citosol e o meio extracelular; Barreira Seletiva; Recepção de sinais (proteínas com função sensorial); Importação e exportação de substâncias; Mobilidade Celular.
SEPARAR
INTEGRAR

Algumas funções da membranaplasmática

MEMBRANA PLASMÁTICA Composição química
LIPÍDIOS, PROTEÍNAS E AÇÚCARES

Modelos de Membrana Celular
Modelo de mosaico fluido. Experimentos mais detalhados mostraram deficiências nos diversos modelos de membrana celular. Singer e Nicolson (1972) propuseram um modelo de membrana constituído de uma bicamada lipídica, onde encontram-se inseridas proteínas. Há dois tipos de proteínasinseridas na membrana, uma que atravessa toda a membrana, chamada proteína intrínseca, ou transmembrana. O segundo tipo de proteína localiza-se sobre a membrana, sendo encontrada tanto no exterior como voltada para o citoplasma. Esse segundo tipo de proteína é chamado extrínseca.
Proteínas extrínsecas

Proteína intrínseca, ou transmembrana

Referência: Singer, S. J. & Nicolson, G. L. (1972)Science, 175:720-731.

CHE

Modelos de Membrana Celular
Esse modelo prevê a passagen seletiva de íons pelas proteínas intrínsecas, que são chamadas de canais ou bombas como veremos em detalhe no estudo do potencial de membrana. Outra característica desse modelo é liberdade de movimentação das proteína na bicamada. De acordo com características básicas do modelo, mosaicismo e difusão, previu-se aliberdade lateral e rotatória, assim como a distribuição aleatória de componentes moleculares na membrana.
Proteínas extrínsecas

Proteína intrínseca, ou transmembrana

Referência: Singer, S. J. & Nicolson, G. L. (1972) Science, 175:720-731.

CHE

Modelos de Membrana Celular
O modelo de mosaico fluido é usado até hoje, apesar de experimentos posteriores, terem deixado claro que aliberdade de movimentação das proteínas transmembranas e extrínsecas, não representa a realidade observada (Vereb et al., 2004). Uma das características da membrana celular, não previstas no modelo de mosaico fluido, é que as proteínas apresentam uma distribuição não aleatória, há uma concentração de proteínas em regiões definidas na membrana, conhecidas como balsas lipídicas. Essas balsas lipídicassão pequenas da membrana, onde alguns lipídios (normalmente esfingolipídeos e colesterol) e proteínas estão concentrados.

Balsas lipídicas, mostrando setores da membrana que fixam essas nas regiões indicas. Fonte: Vereb et al. 2004.

CHE

Modelo Atual da Membrana Celular
Um modelo para membrana celular mais realístico prevê além da clássica bicamada lipídica e as proteínas transmembranas eextrínsecas os seguintes aspectos: 1) Distribuição não aleatória das proteína na membrana. O modelo original de mosaico fluido prevê uma distribuição aleatórias das proteína na bicamada lipídica. 2) Contatos moleculares quase permanentes. 3) Domínios de membrana: difusão limitada, reorganização dinâmica.

4) Plataformas lipídicas.
5) Proteínas são importantes elementos estruturais. 6)...
tracking img