Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (540 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivo
È poder estar aprendendo a ter mais conhecimento sobre as consequências que o ser humano pode sofrer durante um choque elétrico, dependendo da intensidade da corrente elétrica, por issodeve ser tomar muito cuidado com tomadas, fios desencapados e até mesmo a rede elétrica de distribuição de energia, pois são muitos perigosos e com auto poder para eletrocutar uma pessoa ou até mesmo umanimal qualquer.

Choque elétrico e suas consequências

O choque elétrico, como provavelmente é de nosso conhecimento, é causado por uma corrente elétrica que passa através do corpo humano ou deum animal qualquer.
Vários efeitos do choque podem ser observados dependendo de alguns fatores como, por exemplo, a região do corpo que é atravessada pela corrente.
A intensidade da corrente é,entretanto, o fator mais relevante nas sensações e consequências do choque elétrico. Estudos cuidadosos desse fenômeno permitiram chegar aos seguintes valores aproximados:
- uma corrente de 1 mA a 10 mA,provoca apenas uma sensação de formigamento;
- correntes de 10 mA a 20 mA já causam sensações dolorosas;
- correntes superiores a 20 mA e inferiores a 10 mA causam, em geral, grandes dificuldadesrespiratórias;
- correntes superiores a 100 mA são extremamente perigosas, podendo causar a morte da pessoa, por provocar contrações rápidas e irregulares do coração (este fenômeno édenominado fibrilação cardíaca);
- correntes superiores a 200 mA não causam fibrilação, porém dão origem a graves queimaduras e conduzem à parada cardíaca.
Por outro lado, a voltagem não é determinante neste fenômeno.Por exemplo, em situações de eletricidade estática (pente eletrizado, gerador de Van de Graaff usado em laboratórios de ensino etc.), embora ocorram voltagens muito elevadas, as cargas envolvidas são,em geral, muito pequenas e os choques produzidos não apresentam nenhum risco.
Entretanto, voltagens relativamente pequenas podem causar graves danos, dependendo da resistência do corpo humano. O...
tracking img