Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Edificio Copan

O projeto do arquiteto Oscar Niemeyer escolhido para análise foi o Edifício Copan localizado em São Paulo, projetado no ano de 1951 projetado para o IV centenário dacidade.

É um edifício é considerado uma obra de arte por representar bem as características como beleza, funcionalidade. O edifício possui utilidade (utilitas)que segundo Vitrúvio significa a forma de utilizá-lo, a funcionalidade, e a função dele é de abrigar, isto é ele é um edifício residencial, mais por possuir no térreo uma área comercial e um teatro,tem também a função de entretenimento e sociabilidade. A função sintática do edifício que é onde o edifício representa um papel na paisagem, e este papel esta bem representado artificialmente, pois suaestrutura lembra as ondas do mar, sua função semântica representa por ser uma habitação sua privacidade e proteção e por fim a função pragmática o edifício abria a atividade de moradia, estalocalizado em um local adequado, o centro de São Paulo e atende bem a esta função.


(A marca do arquiteto é bem vista no projeto, o gosto porlinhas curvas.)
Sua solidez (firmitas) segundo Vitrúvio, que se refere a estrutura ao envoltório, isto é o edifício possui uma solidez toda em concreto armado, que se enquadra dentro dos matériasmodernos, este matéria muda, a partir de então a face do mundo. Sua beleza (venustas) é bem vista pelo fato do edifício ser o único diferente em seu meio, isto é, é o único que não segue o padrão retodos outros edifícios, este é um edifico que o arquiteto explorou as curvas.

O edifício possui uma forma volumétrica que é o primeiro contato que temos comele, e com isso a gente observa sua forma, a forma de onda, sua composição, o concreto armado, e seu volume virtual esta representado esta representada pela utilização de formas semelhantes, isto é,...
tracking img