Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (463 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma boa notícia na área da educação: pesquisas recentes têm mostrado que, dentre os fatores que influenciam o rendimento escolar de uma criança, o mais marcante é a participação dos pais.

Por queessa é uma boa notícia? Porque não põe em primeiro lugar o nível socioeconômico da família. Isto quer dizer que não importa se os pais são ricos ou não, o que importa é a forma como eles colaboram como filho. E esse dado é muito importante num país com tantas desigualdades econômicas como o nosso.

As pesquisas mostram que estudantes incentivados e apoiados pelos pais obtêm melhores resultadosescolares do que aqueles que não contam com esse suporte. E pais desse tipo são encontrados em todos os níveis sociais. A riqueza econômica de uma família não é garantia de que a criança terá oincentivo dos pais. Aliás, muitas vezes acontece exatamente o contrário: parece que quanto mais ricos os pais, menos tempo eles têm para os filhos. E isso se reflete no desempenho escolar e no modo como acriança encara o estudo.

Outro dado relevante da pesquisa é a constatação de que a influência dos pais não se dá no nível intelectual, isto é, não é porque os pais são estudados e podem ajudar ofilho a fazer seus deveres escolares que o desempenho da criança melhora. Nada disso. A ajuda dos pais é decisiva no aspecto emocional. O carinho com que eles cuidam do filho, o interesse sincero quedemonstram com seu progresso escolar, o esforço que fazem para garantir boas condições de estudo em casa — tudo isso aumenta a auto-estima da criança e faz com que ela se interesse mais em aprender, emlevar a sério a escola.

No fim das contas, estamos vendo que a ciência está demonstrando aquilo que já sabíamos faz tempo: criança amada lida melhor com as dificuldades da vida, na escola ou foradela. Pois amar o filho é isso: apoiá-lo carinhosamente, não deixá-lo sentir-se abandonado. E isso todos os pais podem fazer, independentemente do nível econômico. Não resolve todos os problemas...
tracking img