Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aquífero

Alter do Chão



Ana Carolina Toranzo de Souza
Turma: 201
Enquanto boa parte do mundo já encontra- se emestado de alerta em razão da falta de água potável, como é o caso da África Subsaariana e alguns países asiáticos, uma reserva subterrânea situada em plena Amazônia pode ser a maior do planeta, graças aum volume de 86 mil quilômetros cúbicos de água doce, o equivalente para abastecer a população mundial até 100 vezes. O Aquífero Alter do Chão é uma reserva de água subterrânea localizada sob osestados do Pará, Amapá e Amazonas. Ele já era conhecido pelos cientistas, mas ainda era desconhecida a quantidade de volume de água que ele guardava. 
O aquífero Alter do chão recebeu esse nome pelo pontode estudo estar situado nas proximidades da cidade de Alter do Chão, uma cidade turística próxima de Santarém. 
Depois das geleiras, a água existente na Amazônia representa um quinto de toda aágua doce do mundo. Os rios e lagos presentes na paisagem amazônica é apenas uma pequena parcela de toda água potável que há na região.
Temos também o Aquífero Guarani é um dos maiores aquíferos do mundo,cobrindo uma superfície de quase 1,2 milhões de km². O Guarani é um aquífero do tipo poroso e confinado por cerca de 90% da sua área total. Ele encontra-se recoberto pelas espessas camadas de rochasbasálticas da Formação Serra Geral.

O aquífero Alter do Chão, em comparação ao aquífero Guarani, é duas vezes maior em volume de água, tendo 86 mil km³ contra 46 mil km³ pertencentes ao aquíferoGuarani.
O aquífero Guarani é maior em extensão e está situado no centro-sul do Brasil e nas regiões da Argentina, Paraguai e Uruguai.
Comparando os dois aquíferos, em nível de acessibilidade, oGuarani está sob uma camada rochosa, o que dificulta a sua exploração e renovação natural; já o Alter do Chão está sob uma camada de terra arenosa, em épocas de precipitação, a água da chuva cai no...
tracking img