Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1863 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO:

Itabiritos, dolomitos ferruginosos e filitos hematíticos compõem um conjunto de formações ferríferas metamórficas do Grupo Itabira na região do Quadrilátero Ferrífero, uma das principais regiões produtoras de minério de ferro do mundo.
Embora distribuído por uma área maior, possui menor diversidade litológica.
As camadas de itabirito da Formação Cauê, protegidas da erosão peloseu laterito, formam a crista e a parte superior da escarpa sub-vertical da serra do Curral, possuindo altitudes que podem chegar a 1500m. Em seus dois terços inferiores a serra é predominada por dolomitos e filitos dolomíticos da Formação Gandarela - rochas menos resistentes ao intemperismo - originando áreas mais aplainadas com espessa cobertura laterítica.

PREMISSAS:
O trabalho fala sobre oGrupo Itabira que, esta localizado no Quadrilátero Ferrífero.  Subdividiu o Grupo Itabira em duas formações, da base para o topo:

• Formação Cauê: formação ferrífera. Subordinadamente ocorrem itabiritos dolomíticos e anfibolíticos com pequenas lentes de filitos e margas, e horizontes manganesíferos.
• Formação Gandarela: rochas carbonáticas representadas principalmente por dolomitos esubordinadamente por itabiritos, filitos dolomíticos e filitos.

QUADRILÁTERO FERRÍFERO
Supergrupo Minas
Grupo Itabira

GEOLOGIA DO QUADRILÁTERO FERRÍFERO
O Quadrilátero Ferrífero está localizado na borda sul do Cráton do São Francisco uma unidade geotectônica de idade Brasiliana cercada por cinturões orogenéticos vergentes para seu interior. O Quadrilátero Ferrífero é caracterizado pelo arranjogrosseiramente quadrangular de sinclinais onde afloram sedimentos plataformais do Supergrupo Minas, de idade Paleoproterozóica, separados por estruturas antiformais irregulares com terrenos arqueanos do tipo greenstone do Supergrupo Nova Lima, e domos de rochas cristalinas Arqueanas e Proterozóicas, incluindo granito-gnaisses, metatonalitos a sienogranitos, pegmatitos, anfibolitos, ultramáficas,além de supracrustais metamorfisadas na fácies anfibolito . O Supergrupo Minas inclui quatro Grupos: Caraça, Itabira, Piracicaba e Sabará . A seqüência mais espessa de formações ferríferas bandadas com corpos de minério de alto teor economicamente exploráveis pertencem ao Grupo Itabira constituído por itabiritos, dolomitos e, subordinadamente, metapelitos. Itabiritos são formações ferríferasmetamórficas e fortemente oxidadas apresentando descontinuamente corpos de minério de alto teor , de morfologia mais ou menos lenticular e dimensões variáveis desde alguns decímetros até centenas de metros.
Rochas neoproterozóicas do Supergrupo Espinhaço estão sobrepostas ao Supergrupo Minas em discordância angular com uma seqüência de rift incluindo brechas sedimentares, conglomerados e quartzitosalém de rochas metavulcânicas.

ESTUDANDO O GRUPO ITABIRA

Camadas de rochas de composição variada, representadas por itabiritos, dolomitos, quartzito, filitos e xistos diversos, de direção geral nordeste-sudoeste e mergulho para sudeste de Belo Horizonte.
As camadas de itabirito da Formação Cauê, protegidas da erosão pelo seu laterito, formam a crista e a parte superior da escarpasub-vertical da serra do Curral, possuindo altitudes que podem chegar a 1500m (fig.03). Em seus dois terços inferiores a serra é predominada por dolomitos e filitos dolomíticos da Formação Gandarela - rochas menos resistentes ao intemperismo - originando áreas mais aplainadas com espessa cobertura laterítica.

 
GEOLOGIA
 
A geologia, como pode ser visto na figura 13, está toda ela inserida na dentroda seqüência sedimentar do Supergrupo Minas, grupos Piracicaba e Itabira. É caracterizada, de acordo com Silva (1993), pela diversidade litoestrutural e morfológica e o relevo acidentado.
Dentro do Grupo Piracicaba encontram-se as maiores reservas de águas subterrâneas da região, apresentando também grande instabilidade das encostas devido a fatores litoestratigráficos e estruturais, sendo...
tracking img