Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA EDUCATIVA: DESAFIOS DA INCLUSÃO DA TECNOLOGIA EM AMBIENTES ESCOLARES

RESUMO:
Este artigo trata da questão relacionada à tecnologia da informação na educação, considerando a relevância que o uso da informação e da educação tem, contemporaneamente, para a consolidação do processo ensino- -aprendizagem. Discute-secomo o uso da tecnologia de informação pode suscitar novas expectativas na formação educacional e como o contexto educacional se modifica em função da incorporação da tecnologia da informação. De cunho essencialmente bibliográfico, faz-se uma revisão literária de modo a propiciar a ampliação do debate acerca da importância que o uso racional dessas tecnologias representa no contexto educacional eo que se pode esperar do binômio tecnologia x educação.
Palavras-chave: Tecnologia da informação. Educação. Desafios.

ABSTRACT: This article treats of the subject related to the information technology in the education, considering the relevance that the use of the information and of the education it´s has, actuality, for the consolidation of the process teaching-learning. It is discussed asthe use of the technology of information can raise new expectations in the education formation and as the education context it´s modifies in function of the incorporation of the technology of the information. Of stamp essentially bibliographical, it is made a literary revision in way to propitiate the enlargement of the debate concerning the importance that the rational use of those technologiesacts in the education context, and the one that one can wait of the binomial technology x education.
Key-words: Information´s Technology. Education. Challenges.

INTRODUÇÃO
Quando se fala em tecnologia, evoca-se a concepção de complicados aparatos eletrônicos de informática e de comunicação, por exemplo. Na verdade, tecnologia é qualquer uso de instrumentação que possa servir como facilitador de umdeterminado propósito.
Assim, da mesma forma como o homem primitivo se utilizava de um simples pedaço de rocha para escavar sua caverna, para se defender ou buscar seu alimento, ou um pescador que se utiliza de uma rede para pescar uma quantidade maior de peixes, a tecnologia da informação não é tecnologia somente por representar uma intrincada teia de circuitos eletrônicos, mas por proporcionarao ser humano a facilitação para o desempenho de certas atividades.
No aspecto direcionado para o debate proposto neste artigo, poder-se-ia considerar que um giz e um quadro- -negro já foram considerados tecnologias atuais, assim como o são atualmente os recursos audiovisuais e outras parafernálias eletrônicas utilizadas para facilitar o processo de ensino-aprendizagem.
À parte essastergiversações, o foco principal deste artigo se imbrica na questão da tecnologia, aqui considerada como principalmente os recursos de informática e de comunicação, de forma a se apreciar as duas vertentes que se envolvem nessa discussão, que aproveitamos para caracterizar como problemática investigada: a tecnologia representa realmente uma perspectiva de mudança paradigmática no contexto educacional,podendo promover uma eficácia na qualidade de ensino?
Para responder a essa indagação, efetuou-se uma revisão literária, em que foram elencados autores que discutem abertamente essa questão, uns concordando com essa argumentação, outros colocando-se em contraposição.
Portanto, o interesse se funda na tentativa de não somente observar o contexto do fator tecnológico à luz das evidências apregoadascomo relevantes, mas, sobretudo, apontar para um caráter reflexiológico, que considera esses doutrinamentos como pressupostos em que se observa uma visão simplista: a do aluno como mero objeto de absorção de conhecimentos, mesmo sendo a proposta da tecnologia embasada na concepção da resolução de problemas, aos quais o aluno se estaria integrando.

ALTERAÇÕES NO CONTEXTO EDUCACIONAL EM FUNÇÃO DA...
tracking img