Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Federal de Goiás.
Goiânia,05/02/2013.
Aluno(a): Nathália Feitosa Caetano Silva.
Prof.: Elias
Turma: Edificações- 1º Ano

Trabalho de Filosofia

Introdução
Com o inicio da modernidade, também da-se inicio a busca pelas verdades cientificas, onde começa a discórdia entre Racionalistas e Empiristas. Os racionalistas acreditavam de fato na razãohumana; Já os empiristas diziam que a única origem de conhecimento são as experiências.
Portanto, nesse trabalho apresentarei as teses do Racionalismo de Descartes, em contraposição com as teses Empiristas de Locke, juntamente com as teses do pensamento de Kant com sua tese para superação da dicotomia entre Racionalismo e Empirismo.

Racionalismo-Empirismo-Criticismo
ORacionalismo, diz que a razão é o principal fator no processo do conhecimento.Onde René Descartes, seu principal representante, tenta provar essa tese.
O primeiro passo de Descartes foi encontrar um método tão seguro que o conduzisse a verdade indubitável.Ele tenta provar que através da razão conseguimos atingir um conhecimento verdadeiro,ou seja, baseado nos ideais matemáticos.Para tanto eleestabelece quatro regras: Da evidência, análise, ordem e enumeração;A partir daí Descartes parte em busca de uma verdade que não possa ser posta em dúvida.Isso trata-se da duvida metódica , que o obriga a sempre indagar, por isso Descartes não é um filosofo cético,pois ele esta sempre em busca da verdade.
A partir desses conhecimentos ele formula as “Verdades”: “Penso, logo existo”, que diz que paraser-mos considerados seres existentes devemos pensar, e com essa primeira intuição, Descartes julga estar diante de uma idéia clara e distinta, a partir da qual seria reconstruído todo o saber.Para ir alem dessa primeira intuição do cogito, Descartes examina se haveria no espírito outras idéias igualmente claras e distintas.Distingue então três tipos de idéias: Inatas, Adventícias e as Factícias.Aoutra verdade é “A existência de Deus”,onde Descartes formula a prova ontológica:O pensamento desse objeto -Deus- é a idéia de um ser perfeito, se um ser é perfeito, deve ter a perfeição da existência, caso contrario lhe faltaria algo para ser perfeito.Portanto, ele existe.E a ultima verdade é “O mundo como algo real”, considerando que Deus existe, ele não nos enganaria, portanto a existência deDeus é a garantia que os objetos pensados por idéias claras e distintas são reais,logo o mundo existe.Conclui-se então que para Descartes nos já nascemos com três idéias:Deus,Alma e Mundo;portanto já nascemos com a razão.
O Empirismo é a tendência filosófica que enfatiza o papel da experiência sensível no processo do conhecimento.O principal representante do Empirismo foi John Locke, e eletentara provar essa tese.
A filosofia empírica ganha formulação paradigmática, sistemática, metodológica e crítica consciente a partir de Locke.
Seguindo a linha tradicional do empirismo, que admite que todo conhecimento vem da experiência, portanto, dos sentidos, Locke busca compreender qual a gênese, a função e os limites do entendimento humano. Para isso, critica a noção cartesiana de sujeitocomo substância. Já dizia John Locke (1632-1704), a mente humana é inicialmente uma tábula rasa ou "uma pequena tábua limpa na qual nada está escrito" depois, a partir dos dados da experiência, que fornecem ao espírito idéias simples, o sujeito forma idéias complexas.
Ao investigar a origem dessas idéias são contrario dos filósofos racionalistas, que privilegiam as verdades de razão, Lockepreferiu o caminho psicológico ao indagar como se processa o conhecimento.Distingue,então, duas fontes possíveis para as nossas idéias: A sensação e A reflexão.
A sensação, cujo o estimulo é externo, resulta da modificação feita na mente por meio dos sentidos.Locke observa que pela sensação percebemos que as coisas tem qualidades que podem produzir as idéias em nos.Essas qualidades são primárias e...
tracking img