Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1548 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A obra de Mendel possui um grande trabalho experimental, associado à série de conclusões fundamentais aparentemente induzidas dos resultados da extensa hibridação, pode-se calcular o alto grau com que Mendel percebeu a importância do problema, a ele dedicando vários anos de pesquisa.
Seu trabalho foi, durante algum tempo, interpretado como um exemplo da aplicação do tradicional métodoaristotélico indutivo-dedutivo. Assim pensávamos antigamente, segundo os ensinamentos do texto mendeliano. Até algum tempo atrás era tradicional e refinado dizer que o cientista usava aquele método; por isso, muitos cientistas torciam a verdade e não contavam corretamente como tinham procedido, com medo de que os acoimassem de estar usando metodologia não “científica”.
Esse método consistiasimplesmente em acumular uma grande quantidade de dados e, com base nessa massa de informações e sem teoria prévia, induzir uma possível explicação para os resultados obtidos. Assim elaborada uma hipótese, o cientista deduziria outros fatos que deveriam ocorrer se a hipótese estivesse correta. Então, ele realizaria novas observações ou experiências para verificar se ocorriam os fatos dedutivamentepreditos segundo a hipótese. Se sim, estaria fechado o círculo indutivo-dedutivo e ele aceitaria a hipótese como “verdadeira”. Assim teria agido Mendel. Na primeira fase, teria construído sua teoria a partir dos primeiros dados obtidos; na segunda, tê-la-ia testado. Mas parece que não foi bem assim que ele teria procedido. Há algo que leva a crer que já tivesse, antes das experiências, toda (ou quasetoda) a sua teoria: a disjunção, o 1:1, o 3:1 e talvez mesmo a segregação independente, com o 9:3:3:1 (que decorre do 3:1) e tudo mais.
retirar uma hipótese dos dados. Mas, pergunta-se, por que não teria ele revelado este fato? A resposta é simples: porque, como já foi dito, isto não era considerado realmente “científico” na época.
Por mais próximos que estejam os resultados de Mendel dasproporções teoricamente esperadas, é certo que o cientista não tenha fraudado os seus dados para a obtenção desse fim. Há várias explicações para essa concordância (digamos) exagerada; uma delas tenta denegrir a honorabilidade mendeliana. Não se esquecendo que a estatística teve grande desenvolvimento exatamente depois de 1900; como ciência, ela parece ter nascido exatamente nesse ano. O fato é que, naépoca de Mendel, se ensinava que, com o fim de se aproximar do máximo de verdade, deveria repetir as observações e, depois, selecionar aquelas que parecessem menos contaminadas por erros. Foi isto que Mendel aprendeu, de 1851 a 1853, na Universidade de Viena. Esse método é ilegítimo hoje, mas era a ciência oficial na sua época.
 
1ª Lei de Mendel
Toda característica do indivíduo apresenta, nomínimo, duas variedades, cada uma é determinada por um gene. Por exemplo: a textura do cabelo pode ser lisa ou crespa, etc. Os genes que determinam variedades diferentes do mesmo caráter são denominados alelos. Cada gene ocupa um local específico (lócus genético) no cromossomo.
Os genes alelos expressam o genótipo de um indivíduo, ou seja, sua constituição genética para uma determinada característica. Ogenótipo, influenciado pelas interferências do meio ambiente, expressa-se no fenótipo, que representa o somatório de todas as características observáveis em um indivíduo. Quando um determinado caráter é condicionado por alelos iguais, o indivíduo denomina-se homozigoto. Se os alelos forem diferentes, denomina-se heterozigoto. O alelo dominante é representado por uma letra maiúscula; o recessivo érepresentado por letra minúscula.
AA - Fenótipo dominante
Aa - Fenótipo dominante
aa - Fenótipo
HERANÇA SEM DOMINÂNCIA
Algumas flores apresentam duas ou mais colorações, como, por exemplo, vermelho e branco, o alelo para a cor vermelha é V e para a cor branca, B. Quando a planta apresenta os dois alelos V e B simultaneamente, suas flores apresentam coloração rósea. A diferença entre a...
tracking img