Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 48 (11929 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
* Descritivo - “Associação dos Amigos solidários- Cooperativa COARLAS”.




“ A cidade de Canoas e o Bairro GUAJUVIRAS”


( “ Levantamento Sócio Econômico e de Saúde dos cooperados da cooperativa COARLAS”. “)

1.0 A área onde hoje se localiza o município de Canoas, no Rio Grande do Sul, era habitada pelos índios Tapes, quando em 1725 chegou na região os tropeiroslagunistas e com eles o povoador e conquistador Francisco Pinto Bandeira. Ele solicitou ao Rei de Portugal as terras que se estendiam ao longo do rio Gravataí pela margem direita. A sua carta de sesmaria tem a data de 20 de maio de 1740, mas já em 1733 ele tinha ocupado as terras e criado a Fazenda Gravataí, localizada onde hoje se encontra o bairro Estância Velha. Habitavam as terras canoenses os índiostapes, quando a partir de 1725, aqui chegaram os primeiros tropeiros lagunistas. Entre eles o conquistador e povoador Francisco Pinto Bandeira.
Francisco Pinto Bandeira morreu em 1771, com isso Rafael Pinto Bandeira, seu filho herdou a fazenda. Após a morte de Rafael, sua mulher, Josefa Eulália de Azevedo ( A Brigadeira) ficou com a posse da fazenda. Sendo suas tarefasrepartidas e vendidas.
1.1 Em 1871 a construção da estrada de ferro que ligaria São Leopoldo a Porto Alegre tem início. O primeiro trecho da ferrovia foi inaugurado em 1874 e na atual área de Canoas, que na época pertencia aos municípios de Gravataí e São Sebastião do Caí, foi construída uma estação. O povoamento da região tem início em torno desta estação férrea, que ficava no centro daFazenda Gravataí. Os homens da guarda da estação utilizaram uma grande árvore na construção de uma canoa para o serviço da sede, situada as margens do rio dos Sinos.Outras canoas foram feitas com árvores do mato que havia no local que, por esse motivo, ficou conhecido como Capão das Canoas, o que originou o nome da estação, do povoado e, posteriormente, do município.
1.2 Elevada àcondição de vila em 1938, já no ano seguinte, no dia 27 de junho de 1939, Canoas torna-se cidade e sede de município. Em 20 de março de 1992, Canoas perdeu seu 2º Distrito que, emancipado, se transformou no município de Nova Santa Rita. Após 1970 a economia da cidade cresceu muito rapidamente em comparação as outras cidades da região, assim como sua população. Pouco tempo depois a cidade já era umgrande centro urbano, sendo atualmente a 2º maior economia do estado. A cidade, que é cortada pela BR 116, tem como um dos seus pontos de atração a praça Santos Dumont, ou Praça do Avião, como é mais conhecida. E é também a sede do V Comar das Forças Aéreas Brasileiras - FAB. Assim nasçendo a cidade de Canoas.

Figura1: A cidade na década de 30 e 70.
[pic] [pic]
Estação ferrea em 1874Igreja Matriz em 1931.

A cidade atualmente:



Figura 2: A cidade ao todo e ponto turístico.O que nos levou ao caminho de nossa pesquisa.

[pic] [pic]
A cidade atualmente. A praça do Avião,ponto turístico

Fonte: PT. wikipedia.org/wiki/Canoas/


1.3 Canoas é sinônimo de economia forte e de povo trabalhador. A educaçãodesponta como novo setor. A cidade tem a segunda maior rede de ensino do Estado. São escolas públicas, particulares e três universidades. Canoas é o município mais populoso da Região Metropolitana, com aproximadamente Canoas tem o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul. De acordo com dados do Censo 2012, a cidade tem cerca de 325 mil habitantes – a quarta maior populaçãodo estado. O município está entre os 70 municípios mais populosos do Brasil. segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), A cidade, que hoje é constituída apenas por zona urbana. Mas para chegar neste status teve uma luta para a regularização de direito á moradia. Sendo apresentado em 2009, uma experiência de implementação do programa de regularização fundiária no...
tracking img