Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O crescimento e o noivado de uma menina Arapesh
A menina Arapesh logo quando criança, com mais ou menos 7 ou 8 anos é entregue para seu futuro noivo que é um pouco mais velho que a mesma. A partir daí ele vai criar sua própria esposa com ajuda de seus pais e irmãos, ela vai passar a fazer os afazeres da casa cuidar da horta entre outros afazeres, essa devera mostrar educação, fazer as coisascom vontade e futuramente ser uma boa esposa, afinal de contas foi o marido que como na tradição diz “cuidei do sagu, cultivei inhame, matei o canguru que formou o seu corpo”.
As noivas são sempre escolhidas com muita cautela, geralmente de aldeias próximas, ou então de lugares mais longes, como área litorânea que poderão contribuir com alguma habilidade originada do local aonde veio e passar degerações a gerações. Além do local, procuram meninas com maior numero de familiares, estes sendo destacados por serem bons caçadores, agricultores, sábios, etc... A quantidade de familiares é bastante importante para eles, pois além de escolher a mulher para seu filho vai escolher seu cunhado, primo e demais familiares. O matrimonio para eles não é simplesmente uma passagem que pode acabar logo,quando casado é para a eternidade, e assim que seu marido ou mulher morrer o cunhado toma o lugar, ou então a filha volta para casa. Por isso a importância de ser uma família maior. O casamento entre irmãos não é proibido, mas também não bem visto, pois o irmão casando com uma irmã vai deixar de fazer a família crescer, assim quando alguém for escolher a filha do casal vai pensar bem antes, porser uma família menor. Quando a menina é levada para a nova família, ela vai ser tratada muito bem por todos, e pode no começo sofrer pela timidez, mas vai ter completa confiança e aceitação pela nova família e noivo, para ela este noivo vai ser um homem mais velho a quem ela procurava já para ele, ela vai ser a sua menina especial a quem vai ter que proteger, com o tempo ela vai estar se sentindototalmente em casa tratando a todos de formas iguais.
As relações sexuais dos Arapesh são resultados de sentimentos não diferentes de uma filha para uma irmã, porem sentimentos muito mais fortes e complexos, é como estímulos internos. Logo quando crianças os Arapesh não temem por eles terem curiosidades ou então que venham a tentar alguma coisa, pois são vigiados e orientados sobre os tabus.Assim que a menina entra na puberdade a vigilância aumenta para sua segurança e para do seu marido, afinam de contas se ela tiver relação no período em que seus seios estiverem crescendo, possivelmente eles irão ficar pequenos, e não fartos como beleza distinta dos Arapesh. Mais tarde quando as meninas menstruarem devem seguir um cerimonial que acontece na casa do marido, os irmãos devem construiruma cabana menstrual sendo mais solida e mais bem construída que as das mulheres já casadas, (cabanas construídas por elas mesmas, sem muita estrutura),esta primeira cabana, deve ter assoalho, seus pertences são retirados, se forem novos são doados, mas se forem velhos são destruídos, isso para cortar o passado da menina, a menina é atendida por mulheres mais velhas da família e passa por algunsrituais que acredita-se proporcionar seios grandes e fortes. Enquanto passa por isso ela não pode comer nem beber, no terceiro dia ela sai da cabana e se encosta-se a uma arvore enquanto o irmão da mãe faz decorações nos ombros e nadegas da menina, feito delicadamente e somente após 3 ou 4 anos é possível ver as cicatrizes, sabendo se a menina já menstruou ou não. Durante 5 ou seis dias a meninacontinua em jejum, se perceberem que ela esta muito fraca, eles param com o mesmo, porem para ele é o jejum que vai a deixar mais forte.
O Jovem noivo é encarregado de fazer o repasto cerimonial para sua esposa, ele é composto de ervas especiais que somente sabe faze-lo alguém que já se casou, isto faz parte da tradição, os jovens que necessitam desta receita para outros meios e que não sabem...
tracking img