Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2739 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual Do Piauí- UESPI
Curso De Bacharelado Em Enfermagem
Disciplina: Saúde Mental E Psiquiatria


A Reforma Psiquiátrica:
Como tudo começou
No Brasil e no Piauí

Acadêmica: Raíssa Mayara Alves do
Nascimento

Outubro de 2012
Floriano-PI


Sumario

A Reforma Psiquiátrica: Como tudo começou No Brasil e no Piauí

A Historia DaPsiquiatria..................................................................................... 03
A Enfermagem Na Saúde Mental........................................................................ 03
Psiquiatria No Brasil.............................................................................................04
Psiquiatria NoPiauí............................................................................................. 05
Referencias bibliográficas.....................................................................................08

22 de outubro de 2012
Floriano - PI
A Reforma Psiquiátrica: Como tudo começou No Brasil e no Piauí

* A Historia Da Psiquiatria
A psiquiatria é considerada um ramo da medicina. No século XIX, psiquiatria começou a tomar uma forma que nós podemos reconhecer. O própriotermo “Psiquiatria” foi usado pela primeira vez no início de 1800; “psicose” tomou o lugar de “lunação” e “insanidade”, esse último servindo agora principalmente como termo legal nos tribunais. A Psiquiatria conquistou uma posição mais firme como uma questão de cuidado; avanços na neurologia reduziram um pouco o mistério do cérebro e suas subdivisões anatômicas; e a perseguição as “bruxas” setornou uma raridade.
A Psiquiatria desde o princípio vem se preocupando com a construção de nomenclaturas, responsáveis pela introdução de uma ordem estruturadora do desenvolvimento conceitual e teórico da mesma. A noção de sintoma é de importância dado que dá ao especialista o sinal para reconhecer a enfermidade. Os sintomas são entidades nosológicas e a partir deles podem-se definir subtipos. Sãoconsiderados análogos às enfermidades físicas. E como classificação tem – se a DSM-IV e a CID-10.
Para muitos estudiosos como Paim, a psiquiatria seria “um ramo da clínica médica aplicada que tem por objetivo a prevenção primária, o tratamento e a assistência aos doentes mentais”. Ainda segundo esse autor,  o objetivo maior da Psicopatologia seria o conhecimento puro, tendo como fim último o estudoda vida psíquica considerada anormal de forma independente dos problemas clínicos.

* A Enfermagem Na Saúde Mental
Como estudo de enfermagem, no contexto atual está inserido na prática social por meio de equipe multiprofissional e está vinculada às diversas metodologias em saúde; compreendendo a assistência a saúde mental e coletiva. Essa pratica deve ser levada aos enfermeiros para omanejo dos problemas de saúde mais frequentes na prática ambulatorial. Promover o desenvolvimento da Enfermagem Familiar. Contribuir para a implantação e aperfeiçoamento do Programa de Saúde da Família em diversas regiões. O problema da saúde mental é uma das doenças de maior agravação mundial, que deixou de ser um problema somente medico psiquiátrico e psicólogo, e proporcionou ao profissional daenfermagem também atuar na área da saúde mental auxiliando na melhora do paciente.
Atualmente, a formação voltada à assistência de enfermagem em psiquiatria e saúde mental ao cidadão, esta destinada aos enfermeiros que atuam ou pretendem atuar como profissionais de família nas equipes de saúde da família. Estes atendimentos podem ser realizados em ambulatório, centro de atenção, unidade básica desaúde, núcleo de atenção psicossocial, hospitais e clinicas psiquiátricas.
A enfermagem psiquiátrica pode ser ofertada em todos os lugares, escolas comunidades e centros de saúde mental e atendimentos psiquiátricos. Assim sendo, os enfermeiros necessitam também de conhecimentos da enfermagem psiquiátrica. A depressão também é apontada como uma das epidemias do século, aparecendo entre as...
tracking img