Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4526 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CODO - CESCD

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
PERSONALIDADE DIFERENÇAS INDIVIDUAIS

Sumário
1. Introdução
2. Diferenças Individuais e Personalidade
2.1. Diferenças Individuais no Desenvolvimento de Equipes
2.2. Personalidade e Avaliação de Desempenho
3. As Pessoas e As Organizações
3.1. Gestão de Conflitos
3.2. AImportância das Pessoas nas Organizações
4. Características Individuais
4.1. A Importância das Diferenças Individuais
5. Capital Humano
5.1. Tipos de Conhecimento
5.2. Competitividade na Era do Capital Humano
6. Diferenças Individuais em Aptidões
7. Diferenças Individuais em Personalidade
8. Dimensões da Personalidade
8.1. Características, Classificação, Componentes e Determinantes daPersonalidade
8.2. Atributos da Personalidade que Influenciam o Comportamento Organizacional
8.3. Testes de Personalidade
9. As Competências Essenciais
9.1. Competências Organizacionais e Individuais
9.2. Gestão por Competências
10. Diversidade na Organização
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
Originado de diversas ciências como sociologia, psicologia, antropologiae ciência política, o estudo do comportamento do indivíduo na organização, chamado Comportamento Organizacional, focaliza o estudo das pessoas como indivíduos, como membros de um grupo e como parte da organização como um todo. “O Comportamento Organizacional, comumente chamado de CO, é um campo multidisciplinar dedicado ao estudo das atitudes, dos comportamentos e do desempenho humano nasorganizações”.

As pessoas podem ter muitas coisas em comum, porém são muito diferentes entre si. De modo geral, os assuntos a ser abordado no trabalho é a personalidade diferenças individuais. Contudo, os objetivos específicos são: relatar o comportamento das pessoas nas organizações, discutirem as características individuais bem como sua importância, relacionar as diferenças individuais quanto àsaptidões e personalidade, relatar as competências essenciais e os benefícios da diversidade nas organizações.

Personalidade Diferenças Individuais
De acordo com Ito e Guzzo (2002), os estudos da personalidade diferenças individuais datam desde a antiguidade na Grécia Antiga (século IV – V a.C.), voltados para a área de medicina, onde Hipócrates desenvolveu a teoria dos humores, na qual relacionavaquatro elementos do universo: terra, ar, fogo e água e quatro qualidades: calor, úmido, frio e seco, a quatro humores corporais: sangue, fleuma, bile branca e bile negra. Com base nessa teoria, Galeno desenvolveu a tipologia do temperamento, distinguindo e descrevendo nove tipos: quatro temperamentos primários e quatro temperamentos secundários relacionados e derivados das qualidades citadas porHipócrates, e um temperamento resultante da mistura das quatro qualidades, considerado como temperamento ideal.

A partir do estudo das emoções Galeno constatou a existência de diferenças individuais, denominadas temperamentos, o qual se definia como disposições aplicadas às direções das emoções. Seguiu-se o estudo das atitudes, destacando-se a extroversão e a introversão, que mais tardedifundiram-se como dimensões de personalidade e do temperamento. Entre inúmeros estudiosos que contribuíram para o desenvolvimento da teoria da personalidade diferenças individuais podemos destacar: Immanuel Kant, Wilhelm Wundt, Carl Junq, Alfred Adler, Cattell, Guilford e Eysenck.

Segundo Strelau (1998) Ito e Guzzo (2002), as diferenças individuais se referem a traços básicos, relativamente estáveis,expressos nas características formais das reações e comportamento. É possível diferenciar três conceitos de personalidade: etimológico, popular e psicológico. “Etimologicamente, significaria o que o individuo não é e aparenta ser; hoje personalidade refere-se ao que o individuo de fato é, à sua estrutura interna no processo de desenvolvimento. No conceito popular, personalidade adquire...
tracking img